Geral
EUA enfrentam dificuldades para competir com a China no desenvolvimento de drones, diz jornal
Projeto “Replicator” sofre com custos elevados, falhas técnicas e obstáculos na produção em larga escala, segundo o Wall Street Journal
Os Estados Unidos estão cada vez mais preocupados com sua incapacidade de competir com a China no desenvolvimento de drones eficazes, informou o jornal The Wall Street Journal neste sábado (27).
O principal programa do Pentágono, conhecido como “Replicator”, foi criado para equipar as forças armadas com aeronaves não tripuladas avançadas, mas enfrenta problemas de confiabilidade, altos custos e dificuldades de produção em larga escala.
Além disso, Washington também esbarra em desafios relacionados ao desenvolvimento de softwares capazes de coordenar grandes frotas de drones produzidos por diferentes fabricantes. Um dos modelos já em uso, o Switchblade 600, apresentou vulnerabilidade a interferências eletrônicas durante sua utilização no campo de batalha na Ucrânia.
Diante dos atrasos e falhas, o Pentágono transferiu a responsabilidade do projeto para outra agência, que agora tem menos de dois anos para entregar a quantidade necessária de drones às forças armadas.
Especialistas apontam que a liderança chinesa no setor preocupa Washington, pois Pequim tem avançado rapidamente em tecnologia, autonomia e integração de drones em operações militares.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo