Geral
Mídia: Tarcísio desanima de concorrer à Presidência e sinaliza apoio a Ratinho Junior
Aliados do governador de São Paulo avaliam que ele ainda deve buscar o aval de Jair Bolsonaro antes de oficializar apoio a qualquer nome para a disputa.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), indicou a aliados que pretende desistir de concorrer às eleições presidenciais de 2026 e sinalizou a intenção de apoiar outro nome cotado pela direita e pelo centrão, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).
Segundo noticiou o jornal O Globo, Tarcísio desanimou da disputa após uma série de eventos que fragmentaram a direita nas últimas semanas, entre eles o imbróglio envolvendo a PEC da Blindagem, a proposta de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e a forte oposição de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à sua candidatura.
Mais recentemente, o gesto feito por Donald Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a melhora do petista nas pesquisas de intenção de voto também desanimaram o governador, que avalia que Lula deve vir fortalecido para a disputa ano que vem.
Diante dos fatos, Tarcísio indicou que pretende se manter no cargo de governador para disputar a reeleição. O centrão ainda considera Tarcísio o nome preferido para a disputa do ano que vem, mas tem em Ratinho Junior um plano B.
Apesar da sinalização de Tarcísio, aliados do governador avaliam que ele ainda deve pedir o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes de oficializar o apoio a qualquer nome. Eles também acreditam que Bolsonaro pode convencer Tarcísio a disputar o pleito.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo