Geral
Judeus no Nordeste: conversão por convicção ou uso de soft power?

Os Bnei Anussim — descendentes de judeus sefarditas forçados a se converter durante a Inquisição portuguesa e espanhola — têm ganhado visibilidade no Nordeste do Brasil, especialmente em estados como Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Com o reconhecimento religioso e, em alguns casos, a possibilidade de imigração para Israel (Aliá), cresce o debate sobre o impacto geopolítico e estratégico dessa nova onda de judeus latino-americanos. Esses novos cidadãos podem influenciar o equilíbrio demográfico dentro de Israel? O movimento Bnei Anussim é apenas religioso ou também geopolítico? Qual é o papel das Forças de Defesa de Israel (FDI) na integração de imigrantes brasileiros? Para comentar o tema, Marcelo Castilho convida Karina Calandrin, professora de relações internacionais do Ibmec São Paulo; e Ali Ramos, cientista político, filósofo e criador do canal Vento Leste. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B