Geral
Semdes participa do 3° Encontro Nacional Alimenta Cidades em Minas Gerais
Maceió é o único município de Alagoas a integrar a iniciativa

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes), através da Subsecretaria de Segurança Alimentar, participou do 3° Encontro Nacional Alimenta Cidades. O evento ocorreu entre os dias 22 e 24 de setembro, na Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
A iniciativa tem como objetivo debater desafios e oportunidades para construção de sistemas alimentares urbanos que sejam saudáveis, sustentáveis e circulares, valorizando soluções locais e práticas inovadoras.
Na ocasião, as servidoras da Subsecretaria de Segurança Alimentar da Semdes, Jany Mare, Maria Brasil e Izabel Gazzaneo, apresentaram a experiência de feiras da agricultura familiar e o desenvolvimento de serviços de educação alimentar e nutricional no município de Maceió.
A subsecretaria de Segurança Alimentar, Jane Mare, falou da importância do município participar do evento. "Maceió é o único município de Alagoas a integrar o Alimenta Cidades e esse encontro fortalece o diálogo entre municípios, estados e Governo Federal, possibilitando o alinhamento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), obtendo subsídios para a implementação da politica de segurança alimentar e nutricional, promovendo a garantia do direito humano a alimentação adequada", disse.
Na oportunidade, ocorreu a exposição de ações e projetos dos municípios, conhecendo práticas inovadoras, como programas de compras públicas da agricultura familiar, hortas urbanas, cozinhas comunitárias e políticas de combate ao desperdício de alimentos e adaptá-las à sua realidade.
A Estratégia Alimenta Cidades é uma iniciativa do Governo Federal, que visa fortalecer a segurança alimentar e nutricional nas cidades. O objetivo é ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, com foco nos territórios urbanos mais vulneráveis.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B