Geral
Lavrov alerta que sanções unilaterais representam uma séria ameaça à economia global
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou nesta quinta-feira (25) que as sanções unilaterais e restrições econômicas impostas por países ocidentais representam uma séria ameaça à economia global. A declaração foi feita durante a reunião de ministros do G20, realizada à margem da Semana de Alto Nível da ONU, em Nova York.
Segundo Lavrov, guerras tarifárias, chantagens comerciais e medidas coercitivas que violam os princípios da Carta das Nações Unidas estão minando as cadeias globais de suprimentos e aumentando a instabilidade econômica.
O chanceler classificou a recusa de alguns países em respeitar a Carta da ONU como uma “manifestação de ambições neocoloniais”, com impacto direto no aumento de tensões e conflitos regionais. Ele citou como exemplos a “crise coletiva induzida pelo Ocidente na Ucrânia” e a escalada no Oriente Médio, onde a guerra em Gaza já causou mais de 65 mil mortes.
Lavrov defendeu que a cooperação internacional e o respeito ao direito internacional são essenciais para garantir um sistema econômico mundial mais estável e equilibrado.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo