Geral

Museu Théo Brandão celebra festa do Caruru Yá Dandara para crianças e adultos

Programação acontece neste sábado (27), é gratuita e promete encantar crianças e adultos

Por Weruska Omena - estudante de Relações Públicas 25/09/2025
Museu Théo Brandão celebra festa do Caruru Yá Dandara para crianças e adultos

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será palco da festa do Caruru Yá Dandara, neste sábado (27), a partir das 15h. A celebração cultural tem programação gratuita e contará com apresentação cultural, contação de história, pintura facial, pipoca, algodão-doce, brinquedos e comidas típicas.

O Caruru Yá Dandara é uma celebração cultural que une o dia de São Cosme e Damião, com a comemoração dos Erês e Ibejis, divindades dos Povos de Matriz Africana. A iniciativa surgiu em 2024 e, desde então, ganhou destaque com a valorização da infância, das tradições e do diálogo entre diversas culturas, um dia para celebrar a vida e as crianças, que, segundo a tradição, são encantadas por doces, guloseimas, sobretudo o caruru – prato típico da África que se tornou baiano.

A celebração é famosa e tida como fundamental para fortalecer o diálogo e a convivência entre diversas culturas, promovendo o respeito e a valorização das tradições. Em um território miscigenado como o Nordeste, o evento reforça os laços culturais, o senso de pertencimento e a valorização da infância. É um espaço de diversão e alegria, que promove a união e a manutenção de uma tradição viva.

“O Caruru Yá Dandara vai além de uma festa: é um espaço de colaboração para a manutenção da tradição e a valorização da diversidade. Com foco no bem-estar e no repasse de conhecimentos, ele é um lugar onde crianças, jovens e adultos se sentem bem-vindos para celebrar este ato de comunhão, cultura, tradição, acolhimento e resiliência”, destacou Dani Lins, musicista, graduanda em pedagogia e idealizadora do evento em parceria com Wilson Santos, coordenador da Orquestra de Tambores.

Constam na programação da tarde do evento: Banda Fanfarra e o grupo Maracatu Yá Dandara; momento especial com contação de histórias, pintura facial, palhaço, pipoca, algodão-doce e distribuição gratuita de brinquedos com a garantia de muita diversão. Além disso, o  público também poderá saborear pratos típicos, como caruru, bobó de camarão e acarajé, além de doces diversificados.

O evento é totalmente gratuito, voltado às crianças, com participação de seus familiares e responsáveis. “Mais do que diversão, a celebração reforça o respeito, a convivência entre culturas e o senso de pertencimento, tão importantes em um território miscigenado como o Nordeste”, enfatizou Dani.

Parcerias que reforçam

Caruru Yá Dandara é uma realização do Maracatu Yá Dandara, em parceria com o Museu Théo Brandão (MTB), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) e grupos de cultura popular parceiros. A ideia nasceu a partir de um desafio lançado em 2024 por Mestre Wilson Santos, coordenador da Orquestra de Tambores, e ganhou força com a dedicação de toda a equipe.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desempenha um papel crucial ao apoiar a iniciativa, cedendo o espaço do MTB, fornecendo equipamentos e disponibilizando sua equipe técnica. A idealizadora do evento, enfatiza que esse gesto demonstra o compromisso institucional com a preservação da cultura afro-brasileira e alagoana. “Gostaríamos de agradecer ao magnífico reitor Josealdo Tonholo, à diretora do Museu Hildênia Oliveira, e a toda a equipe, que tornam possível a realização de ações como esta”, salientou Dani.