Geral
Tragédia na Ásia: supertufão Ragasa mata 27 e desloca milhões
Fenômeno chegou ao sul da China após atingir Hong Kong e Taiwan

O supertufão Ragasa chegou ao sul da China nesta quarta-feira (24) após ter atingido Hong Kong e ter matado ao menos 10 pessoas nas Filipinas e 17 em Taiwan.
A passagem do mais intenso furacão de 2025, que ainda não concluiu sua rota, já deslocou milhões de pessoas pela Ásia.
"Ragasa atingiu a costa da ilha Hailing, cidade de Yangjiang, província de Guangdong, por volta das 17h (6h de Brasília) em 24 de setembro", anunciou o Centro Meteorológico Nacional chinês.
Em Yangjiang, ventos fortes destruíram edifícios e derrubaram diversas árvores.
Em toda a província de Guangdong, quase 1,9 milhão de pessoas foram evacuadas, ao mesmo tempo que o tufão avança pelo sul chinês.
Segundo dados divulgados nesta quarta por autoridades em Taiwan, o Ragasa deixou ao menos 17 mortos na ilha, enquanto na cidade de Hualien, cerca de 270 moradores estão isolados devido às enchentes.
Em Taiwan, mais de 7,6 mil pessoas foram deslocadas devido à chegada do intenso fenômeno meteorológico entre segunda (22) e terça (23) e outras 3,1 mil foram retiradas com antecedência como forma de precaução.
Já Hong Kong foi golpeada nesta quarta com ventos de até 200 quilômetros por hora e ondas de quatro metros de altura. Até o momento, foram confirmados 90 feridos e mais de 860 desabrigados na ex-colônia britânica.
Nas Filipinas, primeira nação a ter seu território atingido pelo Ragasa, ainda na segunda, ao menos 10 mil habitantes foram deslocados para escolas e centros de acolhimento devido à passagem do supertufão, que chegou à ilha de Panuitan, província de Cagayan, no norte do país, com ventos de 230 quilômetros por hora.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL