Geral
Imperialismo europeu destruindo histórias — parte 5, Oceania

Na quinta e última parte da série, o foco se volta para a Oceania, onde o avanço colonial britânico e francês impôs novas fronteiras, apagou culturas ancestrais e desestruturou modos de vida originários.
Povos como os aborígenes australianos e os maoris da Nova Zelândia enfrentaram não apenas a ocupação de terras, mas também a sistemática negação de suas línguas, crenças e histórias. Que narrativas foram silenciadas com a chegada dos colonizadores? Quais impactos sociais, culturais e espirituais ainda persistem? É possível reconstruir o que foi perdido?
Para comentar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Thayná Ribeiro, doutoranda da Escola de Guerra Naval (EGN) e pesquisadora do Núcleo da Avaliação da Conjuntura (NAC); e Pablo Victor Fontes Santos, professor colaborador do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da mesma instituição. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B