Geral
Importância do Circuito Regional de Feiras é destacada pela Unicafes-AL em Porto Calvo

O Circuito Regional de Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária chegou a Porto Calvo para a realização da sua sétima etapa nesta quarta (24). A iniciativa ganhou destaque na cidade graças à diversidade de produtos alagoanos, desde alimentos até artesanato, vendidos diretamente para a população, carregando significado e qualidade a preço justo.
Colocando em evidência o melhor de cada região do estado, a parceria entre a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), Secretaria do Estado de Agricultura (Seagri-AL) e Secretaria do Estado de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics-AL) é considerada uma vitrine da agricultura familiar alagoana, característica que ganhou força durante a etapa de Porto Calvo.
"Me surpreendeu ver aqui toda a diversidade da agricultura familiar e do artesanato, e é isso que essa feira quer mostrar. Estamos percorrendo Alagoas juntos - Secretaria de Agricultura, Sedics e Unicafes - mostrando que a agricultura tem produção com qualidade para entrar em shopping, em supermercado, na merenda escolar, e nas compras públicas", declarou o diretor-tesoureiro da Unicafes-AL, Edivaldo Júnior, durante abertura da sétima etapa.
Além de destacar o pequeno produtor, o Circuito também promove o acesso a políticas públicas e programas dos governos estadual e federal, como o Armazém Alagoas Mais Cooperativa, iniciativa da Unicafes-AL que comercializa produtos da agricultura familiar de todas as regiões do estado e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que defende a inserção de produtos da agricultura familiar na merenda escolar da rede pública de ensino, fomentado em Alagoas pela Unicafes-AL.
O Circuito também fornece cultura através de atrações e boa música de cada local por onde passa, além de iniciativas vindas do próprio cooperativismo, como a Orquestra Musical da Pindorama, formada por filhos de produtores e jovens da cooperativa.
"Nós amadurecemos e evoluímos, e isso aqui é uma amostra do que tem, não só na região de Porto Calvo, mas em outras regiões de Alagoas. Um trabalho que está sendo realizado pela Unicafes-AL com apoio do governo Paulo Dantas que está evoluindo muito e que tem encontrado em alguns municípios um apoio importante para que esse trabalho seja fortalecido", destacou Edivaldo Júnior.
O Circuito terá mais duas etapas, com datas a serem divulgadas em breve. A entrada é gratuita e o evento, aberto ao público. Todo o processo será consolidado na II Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo, realizada em Maceió no mês de novembro.-
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B