Geral

TJAL realiza feirinha de famílias atípicas e reforça ações de inclusão social em Alagoas

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL 24/09/2025
TJAL realiza feirinha de famílias atípicas e reforça ações de inclusão social em Alagoas

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu, nesta quarta (24), mais uma edição da Feirinha das Famílias Atípicas, na Praça Deodoro. Com venda de bijuterias, doces e produtos artesanais, a feira celebra o Dia Nacional da Luta da pessoa com deficiência, comemorado em 21 de setembro.

O presidente do TJAL, Fábio Bittencourt, ressaltou a relevância do papel social do Poder Judiciário durante a visita à feira.

“É dever do poder público usar dos meios possíveis para ajudar as famílias mais carentes. O Poder Judiciário estará sempre unido a essas pessoas para melhorar suas vidas, visando promover a acessibilidade e a inclusão social”.

Presidente Fábio Bittencourt visitou a feira na manhã desta quarta (24), na Praça Deodoro. Foto: Caio Loureiro.

Acolhimento

Os comerciantes são pais e mães de crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a arrecadação auxilia no custeio dos tratamentos e medicações de seus filhos.

Uma das empreendedoras participantes foi Daniela Amorim, mãe de uma menina de 11 anos diagnosticada tardiamente com TEA, nível de suporte 1. Desde a pandemia, ela passou a produzir e comercializar bijuterias com corda.

“No grupo das famílias, me senti muito acolhida, pois lá pude partilhar a minha dor. Vai além de empreender, lá nós trocamos conhecimentos, tratamentos e indicações. Além da busca constante para sermos ouvidas”.

Daniela Amorim foi uma das expositoras da Feira das Famílias Atípicas, promovida pelo TJAL. Foto: Caio Loureiro.

Inclusão

A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do tribunal (NAI), Luciana Ebrahim, explicou que a feira envolve mais de 300 famílias atípicas, que se revezam durante as edições.

“Hoje estamos com cerca de dez famílias participando, mas elas fazem parte de um grupo maior, com cerca de 300 famílias, todas precisando do nosso apoio e do nosso olhar. O TJAL tem esse olhar atencioso para essas famílias, por meio do projeto TJAL sem barreiras”.

Além da feirinha, o NAI, em parceria com a Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJAL e com o TRE, realiza nesta sexta (26), uma roda de conversa em comemoração aos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão. O encontro será no Centro de Cultura e Memória, a partir das 9h.