Geral
Trump defende liderança global dos EUA na ONU, mas isso contradiz nova ordem mundial, afirma especialista

A insistência norte-americana em um sistema unipolar colide com a realidade emergente de um mundo cada vez mais multipolar, destacou o jurista turco Onur Sinan Guzaltan.
O discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reforçou a intenção de Washington de manter sua posição de liderança mundial, porém, a realidade mundial é diferente.
"O presidente Trump esqueceu que o mundo agora é multipolar, e países como China, Rússia e Índia não aceitam uma ordem unipolar", afirmou o jurista em publicação na rede X.
Ele destacou ainda que novas formas de cooperação internacional estão se consolidando, sobretudo no âmbito do grupo BRICS, que se apresenta como alternativa aos modelos tradicionais defendidos pelos Estados Unidos.
"Até mesmo os Estados vassalos dos EUA na Europa Ocidental e nos Estados do golfo estão buscando alternativas", acrescentou.
Na avaliação do jurista, a posição norte-americana está cada vez mais isolada.
"Ao lado de Trump restam apenas Israel e um punhado de apoiadores da velha Guerra Fria. Mas o processo de transformação da arquitetura mundial já começou, e os sinais de enfraquecimento da dominação norte-americana se tornam cada vez mais claros", concluiu Guzaltan.
Em setembro, durante um discurso em Pequim, o presidente russo Vladimir Putin também reforçou essa visão ao afirmar que "o mundo unipolar deve deixar de existir, inclusive no interesse dos povos cujos líderes ainda defendem um sistema ultrapassado".
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B