Geral
ONU: Baerbock pede cooperação global e diz que falhas mundiais são responsabilidade de todos
A presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Annalena Baerbock, usou a abertura da sessão nesta terça-feira, 23, deste ano para pedir cooperação internacional diante de um cenário de guerras, fragmentação política e crises múltiplas. Ela destacou que "quando vemos guerras, divisão geopolítica e conflitos, não são os líderes que falharam, não é a ONU que falhou enquanto instituição. Nós falhamos, como pessoas".
Baerbock afirmou que "nenhuma crise global é resolvida de maneira individual, por um único país" e reforçou que sempre será necessário buscar união. Para a presidente, desenvolvimento sustentável, financeiro e direitos humanos são "inseparáveis", pilares que não podem ser tratados de forma isolada. "Podemos trabalhar juntos, ou sofrer sozinhos", resumiu.
Ao olhar para o futuro da instituição, Baerbock observou que "o próximo secretário-geral da ONU terá muito trabalho, no contexto global atual". Ela ainda levantou a discussão sobre representatividade: "se pararmos para pensar, nunca uma mulher sentou nesta cadeira. Será que não é a hora?", questionou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento