Geral

Como a parceria Rússia-Venezuela pode ajudar a enfraquecer o controle dos EUA na América Latina

20/09/2025
Como a parceria Rússia-Venezuela pode ajudar a enfraquecer o controle dos EUA na América Latina
Foto: © Sputnik / Фотохост-агентство РИА Новости / Acessar o banco de imagens

Em meio às últimas ameaças e provocações dos EUA contra a Venezuela, o parlamento do país aprovou um novo acordo de cooperação abrangente com a Rússia. O pacto promete fortalecer os laços já sólidos em uma ampla gama de áreas. Veja o que isso inclui.

Energia

Espaço e Tecnologia

Logística e Infraestrutura

Indústria e Recursos

Coordenação Diplomática Internacional

Apoio Militar

O que se destaca no novo pacto?

O novo acordo, assinado pelos presidentes Vladimir Putin e Nicolás Maduro em maio e agora aprovado pelo parlamento venezuelano, visa elevar a cooperação a um novo patamar, com foco na resistência a sanções, no multilateralismo e na defesa da soberania contra interferências estrangeiras.

O acordo promete aumentar consideravelmente as oportunidades de joint venture e prevê a simplificação dos protocolos da União Econômica Eurasiática sobre direitos aduaneiros, reduzindo as tarifas sobre produtos venezuelanos em 25% para facilitar o comércio. Os dois países também buscam expandir a aceitação do sistema de pagamento MIR na Venezuela.

Caracas está ansiosa para ingressar no BRICS+. A Rússia reafirmou seu apoio à sua adesão.

Implicações estratégicas para a Venezuela e a região

Juntamente com o Irã (infraestrutura energética, tecnologia de drones), a China (comércio, investimentos em larga escala) e Cuba (pessoal médico e técnico), os fortes laços com a Rússia são cruciais para auxiliar a campanha de décadas da República Bolivariana para resistir ao imperialismo norte-americano.


Por Sputinik Brasil