Geral
Estudantes de Dança da Ufal apresentam espetáculo Antes Que Acabe
Projeto celebra criação artística e resistência e acontece entre os dias 4 e 5 de setembro, no Jofre Soares, em Maceió
O Projeto Antes Que Acabe, do curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está com data marcada para sua estreia: entre os dias 4 e 5 de setembro, no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, em Maceió, a partir das 19h. Com entrada gratuita, o espetáculo reafirma a arte como forma de resistência.
A apresentação é oriunda da disciplina Compartilhando Experiências Didático-criativas – Praxis 7, ministrada pela professora Kamilla Mesquita, e surgiu da necessidade dos alunos de expressarem suas inquietações e vozes. Segundo a docente, o desejo pela dança é o principal motivador do projeto e iniciativas como essa são diferenciais nas vivências artísticas dos estudantes.
“No semestre anterior, foi produzido um videodança chamado Antes que o curso acabe. Agora estamos na etapa de circulação, com a abertura do evento trazendo a mostra desse videodança e, na sequência, outros trabalhos presenciais de dança. Toda a experiência de produção cultural, desde a elaboração até a pós-produção, além da vivência com iluminação, cabine e estrutura cênica, é fundamental para a formação do artista”, explicou.
No dia 4, as apresentações contarão com a presença de estudantes da rede pública de ensino, além do público em geral. Para a professora, esse contato é essencial: “A arte só existe de maneira relacional. Isso amplia o caráter formativo, dando acesso à arte-pesquisa realizada na universidade, tanto para a comunidade em geral quanto, em especial, para o público escolar”, disse.
A docdente aproveitou para convidar a comunidade alagoana a prestigiar os dois dias de apresentações e compartilhar esse momento de celebração da dança, da criação e da resistência artística. “O que esperamos é, de fato, manter vivo esse desejo dançante. Afinal, somos um curso de dança e isso precisa se manter vivo. O palco é um espaço muito especial para esse acontecimento da dança. Então, esperamos fortalecer essa relação com o público, que nossos estudantes possam dançar e compartilhar esse dançar”, finalizou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados