Geral
Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional em terras indígenas do Paraná e Pará
O Ministério da Justiça autorizou nesta segunda-feira (26) o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em regiões de terras indígenas dos Estados do Paraná e Pará. As portarias estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 26.
No caso do Paraná, a Força Nacional irá apoiar a Funai na região da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por 90 dias.
No Pará, o ministério autorizou o uso da Força nos municípios de Tailândia, Tomé-Açu e Acará, para apoiar a Funai nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por 90 dias. Também foi autorizado o uso da Força no apoio à Funai na Terra Indígena Ituna-Itatá, no Pará, com os mesmos objetivos, por 90 dias.
O emprego da Força Nacional nos dois casos no Pará ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança do Estado, sob coordenação da Polícia Federal, no âmbito do Plano Amazônia: Segurança e Soberania - Plano Amas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico