Geral
Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão
Baixar
A deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Decisão unânime da primeira turma. Ela também foi condenada à perda do mandado. Isso depois de todos os recursos possíveis, e ao pagamento de R$ 2 milhões em danos morais coletivos. Valor que deve ser dividido com o hacker Walter Delgatti, réu confesso e já condenado a oito anos e três meses de prisão neste mesmo processo.
Essa condenação veio pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica, no caso ocorreu em 2023.


A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) alega que Zambelli foi a autora intelectual da invasão para a emissão de um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, no hackeamento feito por Delgatti. Ele confirmou que fez esse trabalho a mando da Zambelli.
Em nota, a deputada contestou esse julgamento virtual e considerou injusta uma condenação, segundo a defesa. Ainda cabe recurso dessa decisão, lembrando que Zambelli responde a outro processo no STF pelo episódio em que sacou uma arma de fogo e perseguiu um jornalista às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.
Justiça Deputada é acusada de ordenar invasão do sistema do CNJ. Brasília 15/05/2025 - 09:21 Sâmia Mendes / Rilton Pimentel Priscilla Mazenotti – Repórter da Rádio Nacional Carla Zambelli Walter Delgatti Alexandre de Moraes stf quinta-feira, 15 Maio, 2025 - 09:21 1:25
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento