Geral

Adaptação de Bia Lessa para 'Grande Sertão: Veredas' chega aos cinemas no Rio

'O diabo na rua no meio do redemunho' tem Caio Blat e Luiza Lemmertz como Riobaldo e Diadorim

Agência O Globo - GLOBO 22/08/2024
Adaptação de Bia Lessa para 'Grande Sertão: Veredas' chega aos cinemas no Rio

Chega nessa quinta-feira (22) às salas de cinema do Rio de Janeiro “O diabo na rua no meio do redemunho”, longa-metragem de Bia Lessa, que adapta às telas o clássico da literatura brasileira “Grande sertão: veredas” (1956), de Guimarães Rosa. Na trama, Caio Blat é Riobaldo e Luiza Lemmertz vive Diadorim, que integram um bando de jagunços em meio a embates com um grupo rival entre andanças pelo sertão. O elenco conta ainda com Luisa Arraes, Leonardo Miggiorin, Clara Lessa, José Maria Rodrigues, Lucas Oranmian, Daniel Passi, Elias de Castro e Balbino de Paula.

'Grande sertão: veredas': filme com Caio Blat e Luisa Arraes transporta sertão de Guimarães Rosa para a favela do presente

Morre Alain Delon: relembre 10 filmes estrelados pelo ator

O longa é a quarta incursão de Bia Lessa no audiovisual: a diretora teatral, curadora e artista multimídia assinou os filmes “Crede-mi” (1996) e “Então morri” (2016) e a série “Cartas ao mundo”. O filme vem de uma longa pesquisa de Bia com a obra de Guimarães Rosa. Ela já havia transformado o clássico numa exposição interativa no Museu da Língua Portuguesa (SP), em 2006, e o adaptado para os palcos em 2018.

No Rio, entre os dias 26/8 e 4/9, após as sessões das 20h do filme no Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88) será realizada uma série de debates. Entre os convidados estão o cientista político Luiz Eduardo Soares, os cineastas Nevillle d’Almeida e João Moreira Salles, a crítica literária Flora Sussekind e o neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro.