Geral
CNJ autoriza inventário extrajudicial mesmo com herdeiro menor incapaz
O Conselho Nacional de Justiça aprovou a realização de inventário e partilha de bens por via administrativa, em cartórios, mesmo nos casos da presença de menores incapazes entre os herdeiros. Com essa medida, basta que haja acordo entre os herdeiros para que a partilha extrajudicial possa ser registrada em cartório.


Pela regra aprovada, se houver herdeiro menor incapaz, os cartórios deverão enviar a escritura pública de inventário ao Ministério Público, que deverá dar parecer favorável ou desfavorável. Podendo o MP, inclusive, considerar a divisão injusta.
No caso de menores incapazes, ficou determinado que o procedimento extrajudicial pode ser feito desde que seja garantido a parte ideal de cada bem que o incapaz tiver direito.
Antes, a partilha extrajudicial só era possível se o herdeiro menor fosse emancipado. Agora, não é mais necessário providenciar esse documento declarando que o menor é legalmente capaz.
Geral Brasília 21/08/2024 - 10:04 Leila dos Santos - Marizete Cardoso José Carlos Andrade CNJ inventario menor incapaz quarta-feira, 21 Agosto, 2024 - 10:04 66:00
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico