Geral
Tornozeleira eletrônica é recomendada para agressores contra a mulher
Os acusados de agressão contra a mulher poderão ter que usar tornozeleiras eletrônicas para garantir a segurança da vítima.


Nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, recomenda que o agressor passe a usar a tornozeleira eletrônica. A ideia é garantir o efeito das medidas protetivas de urgência em favor da vítima, de seus familiares e testemunhas.
Notícias relacionadas:
Já para as vítimas também foi recomendado que, sempre que possível, seja oferecida uma Unidade Portátil de Rastreamento, conhecida popularmente como “botão do pânico” para proteção e prevenção de novas violências. A recomendação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17).
O documento define também que para que seja determinado o uso de tornozeleira eletrônica, o juiz precisa definir o perímetro, os horários de circulação e o recolhimento do monitorado. Além disso, também devem ser indicados os prazos para a reavaliação da decisão, que pode ser modificada ou revogada.
A sugestão do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária está baseada em dados do Conselho Nacional de Justiça, que apontam para um aumento de 20% no total de medidas protetivas de urgência, concedidas após denúncias de violência doméstica e familiar, entre os anos de 2022 e 2023.
Os dados do CNJ indicam que esses tipos de medidas protetivas de urgência foram as mais aplicadas pelo judiciário em cerca de 77% dos registros entre janeiro de 2020 e maio de 2022, em casos de violência contra a mulher.
*Com informações da Agência Brasil
Justiça São Luís Conselho sugere tornozeleira eletrônica em caso de violência doméstica 17/04/2024 - 14:30 Sâmia Mendes / Liliane Farias Madson Euler - repórter da Rádio Nacional* Tornozeleira Eletrônica violência contra a mulher quarta-feira, 17 Abril, 2024 - 14:30 1:54
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos