Geral
Mais de 4,3 milhões de motoristas precisam realizar exame toxicológico
Mais de 3,4 milhões de motoristas de caminhões, caminhonetes, vans de carga e de passageiros, ônibus simples, micro-ônibus e articulados, além de veículos com trailers ainda estão em situação irregular em todo o Brasil, segundo a Senatran - Secretaria Nacional de Trânsito.


E o prazo final para a regularização do exame toxicológico desses condutores profissionais, que são das categorias C, D e E, está perto do fim. O prazo para o primeiro grupo, com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação entre janeiro e junho, já terminou, no dia 31 de março.
Caso esses motoristas não façam o teste até o final deste mês, poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais a partir do dia 1º de maio. A não realização do exame é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35, além de sete pontos na CNH.
São Paulo, o Estado mais populoso do país, é o que tem mais condutores irregulares: 1,1 milhão de motoristas.
A Senatran tem feito campanhas educativas e alertas emitidos via Carteira Digital de Trânsito, lembrando a necessidade do teste.
Para verificar se o exame toxicológico está em dia, é necessário: acessar a área do condutor da Carteira Digital de Trânsito; clicar no botão do “Exame toxicológico”; se o prazo estiver vencido, é só buscar os laboratórios credenciados e fazer a coleta.
Geral São Luís - MA 11/04/2024 - 12:57 Paula de Castro - Marizete Cardoso Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional CNH motoristas profissionais Exame Toxicológico quinta-feira, 11 Abril, 2024 - 12:57 1:22
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo