Geral

22 cursos de faculdades brasileiras estão entre os melhores do mundo, diz ranking

Augusto de Sousa 10/04/2024
22 cursos de faculdades brasileiras estão entre os melhores do mundo, diz ranking

Com 22 cursos avaliados entre os 50 melhores do mundo em suas respectivas áreas, de acordo com o ranking de universidades QS World 2024, o Brasil alcançou um marco significativo no cenário educacional global. Divulgado nesta quarta-feira (10), o ranking destaca a excelência acadêmica de diversas instituições brasileiras, com destaque para o curso de Odontologia e Engenharia de Petróleo.

Em quatro universidades brasileiras classificadas entre as 50 melhores do mundo, a Odontologia é o curso que mais se destaca no cenário mundial. A Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking nacional, ocupando o 13º lugar global, seguida pela Unicamp (23º), Unesp (36º) e UFRJ (50º).

“A proeza do Brasil em odontologia é particularmente excepcional, um assunto no qual o país é um dos principais destinos de estudo do mundo, juntamente com a Austrália, o Reino Unido e os EUA”, afirmou Ben Sowter, vice-presidente sênior da QS.

Outra área em que o Brasil demonstra excelência é a Engenharia de Petróleo, com três universidades brasileiras entre as 50 melhores do mundo.

A Unicamp lidera as classificações nacionais, seguida pela USP e UFRJ. Esses resultados refletem o compromisso do Brasil com a formação de profissionais qualificados em setores-chave da indústria. A avaliação abrangeu mais de 16.400 programas universitários em 96 países, agrupados em 55 disciplinas.

A USP se destacou como a instituição brasileira com melhor desempenho, com 44 cursos entre os 100 melhores do mundo. Entre os cursos mais bem avaliados da USP, notou-se um avanço significativo em áreas como Educação, Contabilidade e Química. Já a Unicamp, que fica em segundo lugar, tem nove cursos no top 100.

No campo da Medicina, o Brasil possui 19 cursos classificados entre os melhores do mundo, com a USP novamente liderando o ranking nacional.

Nos primeiros lugares do ranking global estão as universidades americanas, com destaque para Harvard e MIT, seguidas pelo Reino Unido, liderado pela Universidade de Oxford.