Geral
País bate recorde de mortes por dengue, mas número de novos casos diminui
Nove estados registraram queda de infecções na última semana
Após o país bater o recorde de mortes causadas por dengue no país em 2024, novos dados do Ministério da Saúde mostram que o ritmo de infecções está começando a atenuar. Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses, do governo, oito estados (Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Tocantins) e o Distrito Federal registraram queda da doença nas últimas duas semanas.
Desde janeiro, o país registrou 2,96 milhões de casos de dengue. Nesses primeiros três meses, foram 1.117 mortes pela doença, além de outras 1.593 suspeitas em investigação. Com isso, o Brasil ultrapassou os 1.094 óbitos registrados em 2024, até então o ano mais letal da doença no país. É a terceira vez consecutiva que o Brasil quebra o recorde de mortes por dengue: em 2022, o país registrou 1.053 vidas perdidas.
A secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, afirma que a queda dos casos nos oito estados e no DF demonstra uma tendência consolidada no país. Contudo, ela alerta que ainda é importante manter os cuidados contra a proliferação do mosquito:
— As chuvas estão muito diferentes em vários estados e isso facilita o mosquito. Temos uma junção do calor extremo e das chuvas, um cenário difícil, por isso é importante manter toda a atenção e cuidado.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo