Geral

País bate recorde de mortes por dengue, mas número de novos casos diminui

Nove estados registraram queda de infecções na última semana

Agência O Globo - GLOBO 09/04/2024
País bate recorde de mortes por dengue, mas número de novos casos diminui
Dengue - Foto: Reprodução / internet

Após o país bater o recorde de mortes causadas por dengue no país em 2024, novos dados do Ministério da Saúde mostram que o ritmo de infecções está começando a atenuar. Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses, do governo, oito estados (Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Tocantins) e o Distrito Federal registraram queda da doença nas últimas duas semanas.

Desde janeiro, o país registrou 2,96 milhões de casos de dengue. Nesses primeiros três meses, foram 1.117 mortes pela doença, além de outras 1.593 suspeitas em investigação. Com isso, o Brasil ultrapassou os 1.094 óbitos registrados em 2024, até então o ano mais letal da doença no país. É a terceira vez consecutiva que o Brasil quebra o recorde de mortes por dengue: em 2022, o país registrou 1.053 vidas perdidas.

A secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, afirma que a queda dos casos nos oito estados e no DF demonstra uma tendência consolidada no país. Contudo, ela alerta que ainda é importante manter os cuidados contra a proliferação do mosquito:

— As chuvas estão muito diferentes em vários estados e isso facilita o mosquito. Temos uma junção do calor extremo e das chuvas, um cenário difícil, por isso é importante manter toda a atenção e cuidado.