Geral
Feira do Crédito Fundiário fortalece comercialização dos agricultores familiares
Secretária de Agricultura, Carla Dantas, prestigiou abertura da 3ª edição do evento no município de Santana do Ipanema
Com objetivo de fortalecer a comercialização dos agricultores familiares alagoanos, a 3ª Feira Agrária do Crédito Fundiário de Santana do Ipanema teve início nessa quarta-feira (26) e segue até esta quinta (27), funcionando das 6h às 20h. A secretária de estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, esteve na solenidade de abertura do evento, que é realizado pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), em parceria com a Seagri e a Prefeitura Municipal.
A feira reúne cerca de 80 agricultores familiares de unidades produtivas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), entre quilombolas, artesãos, acampados e assentados da reforma agrária de diversas regiões do estado. No local, são comercializadas frutas, raízes, hortaliças, farinha e goma de mandioca, doces caseiros, comidas típicas e artesanato.
A secretária Carla Dantas pontuou os trabalhos que tem realizado para fortalecer os agricultores familiares dos movimentos sociais e também dos povos tradicionais. “Uma das premissas da nossa gestão é fazer com que eles sejam vistos. A gente trabalha apoiando uns aos outros. Para mim é muito bom estar aqui vendo essa feira agrária, podendo ver a qualidade do produto da agricultura familiar e a felicidade das pessoas que produzem, que sabem que a gestão Paulo Dantas tem um olhar para fomentar e criar políticas públicas mais próximas do campo”, afirmou.
O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, e a prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, e o diretor-presidente da Emater Alagoas, Moisés Leandro, também estiveram presentes na abertura da 3ª Feira Agrária do município. Em seu discurso, Jaime Silva destacou a importância destes espaços de comercialização para o escoamento da produção de assentados.
“O que está sendo realizado é graças à gestão do governador Paulo Dantas que tem prezado pela agricultura familiar. Ele acredita que essas feiras devem se expandir por toda Alagoas. Essa é uma maneira de viabilizar a produção dessas famílias atendidas. Tudo que chega à nossa mesa é agricultura familiar”, ressaltou o presidente do Iteral.
Outras Feiras Agrárias serão realizadas ao longo dos meses percorrendo municípios do estado, executadas pelo Iteral, num cronograma discutido em parceria com a Seagri e prefeituras municipais.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias