Geral
Ouvidoria da Mulher do TRT-19 realiza ação alusiva ao Dia da Mulher

Em alusão ao Dia da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizou, nesta terça-feira (7/3), uma ação no Fórum Quintella Cavalcanti, por meio da qual distribuiu filipetas e chocolates contendo contatos que podem ser acionados por mulheres em situação de risco, que buscam orientações, auxílio e acolhimento em suas demandas. A iniciativa teve a finalidade de divulgar mais um espaço de escuta ativa e orientação sobre as demandas relacionadas à igualdade de gênero, participação feminina e violência contra a mulher.
A diretora de divisão da Ouvidoria do TRT-19, Valéria Perdigão, e a servidora Rose Mezzono, realizaram a entrega do material nas antessalas de audiência das Varas do Trabalho de Maceió, bem como nas diversas unidades, explicando o funcionamento do referido setor.
Raissa Ferreira, trabalhadora que estava aguardando sua audiência na 1ª Vara do Trabalho de Maceió, foi uma das mulheres que receberam a filipeta e chocolates. Ela achou a iniciativa muito interessante. “É a primeira vez que venho para participar de uma audiência. Achei bom esse material. Vou falar sobre isso em casa”, observou.
A advogada Hanna Gabriela Cardoso, que estava na 9ª VT , também recebeu o material. Ela relatou sua experiência quando atuou em um caso de assédio sexual. “Acho bastante importante disseminar essas informações, pois antes não havia tantos meios de fácil acesso para denúncias. Fiquei muito surpresa quando atuei em um caso de assédio sexual e, no decorrer da audiência, a interpretação dada na justiça foi de que a vítima tinha culpa do que ocorreu. Achei machismo. Minha cliente chorou muito. Esse caso marcou muito minha vivência na advocacia”, enfatizou.
A juíza do Trabalho Sara Vicente da Silva, que estava realizando uma audiência híbrida na 8ª VT de Maceió, engajou-se na ação e explicou aos participantes a abordagem da Ouvidoria da Mulher. “É um ótimo trabalho de conscientização. Sabemos que há mulheres vítimas das mais diversas violências. Que todos possamos participar dessas campanhas. Que elas sejam permanentes. Precisamos zelar pela ampliação dos direitos”, ponderou.
Ouvidoria da Mulher – Instituída em outubro de 2022, a Unidade está vinculada à Ouvidora do Tribunal e atua em defesa dos interesses das mulheres vítimas de violência e discriminação de gênero relacionadas ao trabalho, em cooperação com o Ministério Público do Trabalho, resguardado o direito de sigilo.
As manifestações para esse setor podem ser realizadas pessoalmente em sua sede, localizada no térreo do Fórum Quintella Cavalcanti. Também podem ser enviadas por correspondência física ou eletrônica, por ligação telefônica, por meio de formulário eletrônico, balcão virtual ou por qualquer outro meio tecnológico que vier a ser disponibilizado pelo Regional.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento