Geral
Nos territórios do Ronda, ocupação agora é da cidadania

Comerciante cumprimenta policiais e destaca que trabalho do Ronda inibiu assaltos na localidade
Marco Foto: Antônio/Agência Alagoas
O Jacintinho é um divisor de águas entre o antes e o depois do Ronda no Bairro. Primeiro território a receber o programa na capital alagoana, o bairro era apontado como um dos grandes gargalos da segurança pública, com alto índice de violência. Com a chegada do programa, há cinco anos, a situação é outra.
A população aprovou e, não à toa, logradouros públicos têm sido frequentemente ocupados por crianças, moradores, comerciantes e feirantes, que compartilham as atividades promovidas nesses espaços. O reflexo da diminuição dos crimes é visto no rosto dos populares, das crianças e dos comerciantes, que, antes da chegada do programa, fechavam os estabelecimentos mais cedo com receio da violência.
Atualmente, no Jacintinho, é possível constatar o vínculo de amizade e confiança que os populares criaram com os policiais do Ronda no Bairro. Há 28 anos, a comerciante Aimê Agra vende produtos para animais na principal via do bairro. “Antes, os assaltos eram frequentes, principalmente, nos horários de picos aqui no ponto de ônibus em frente ao meu estabelecimento. Eu mesma fui assaltada três vezes. Depois do Ronda, isso acabou, graças a Deus!”, atesta Aimê.
O comerciante Valdir Cardoso é um dos muitos empreendedores do Jacintinho que também aprovaram o Ronda no Bairro. Dono do Churrasco São José, nas proximidades da Praça do Mirante, ele conta que já viveu momentos de pavor por causa da criminalidade. Hoje, sentindo-se mais seguro, fecha seu estabelecimento às 21h. “Tenho este estabelecimento há quatro anos e meio. Antes de toda essa atividade policial aqui na região, costumava fechar o churrasco por volta das 16h30”, contou.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo