Geral
Capsi Infantojuvenil promove saúde mental de adolescentes por meio de cuidado compartilhado


Equipes do Capsi e da Sumese estiveram reunidas para realizar o matriciamento de casos em atendimento nas instituições. Foto: Cortesia
Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira estiveram reunidos, nesta terça-feira (20), com equipes da unidade de saúde da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) para realizar um matriciamento de casos com atendimento em saúde mental em ambos os locais.
O objetivo do matriciamento consiste em produzir o cuidado em saúde, no qual equipes complementam suas atividades num processo de construção compartilhada, no intuito de tratar das dificuldades do indivíduo por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.
A gerente do Capsi, Thyone Assunção, destacou a importância do matriciamento para promover o cuidado compartilhado entre as equipes, com o propósito de fomentar os direitos e a saúde mental dos adolescentes atendidos pela rede.
“Fazer o trabalho de matriciamento é muito importante, pois é um trabalho compartilhado. Temos adolescentes em adoecimento mental que são atendidos pelo Capsi, como também existes adolescentes privados de liberdade por terem cometido algum ato infracional, porém estão em sofrimento psíquico grave. Com isso, as equipes se unem para fazer dar o apoio matricional, a fim de que esse adolescente tenha todo o suporte em relação a saúde mental e outros direitos que possam ser identificados nesse matriciamento”, afirma.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL