Geral
IBGE confirma Arapiraca entre os maiores PIBs da região Nordeste

Foto: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e o detalhado por Estados e municípios, e Arapiraca segue em uma constante de crescimento conforme aponta os dados.
O PIB é um indicador de fluxos de novos bens e serviços finais produzidos durante um período. Para o seu cálculo, são utilizados diversos fatores, tais como: Balanço de Pagamentos; Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessa Jurídica; Índice de Preços ao Produtor Amplo; Produção Agrícola Municipal; Pesquisa Anual do Comércio; entre outros apontamentos.
Neste último indicador, Arapiraca apareceu como a segunda cidade alagoana melhor colocada no ranking nordestino, ocupando a 30ª colocação regional.
De acordo com dados do IBGE, o PIB arapiraquense superou a marca dos R$5 bilhões em 2020, superando, pela 1ª vez, desde 2002, Marechal Deodoro, Coruripe e Santana do Mundaú, cidades que possuem repasse de royalties vindos do petróleo.
“A ascensão de Arapiraca se dá devido ao investimento que tem sido feito no comércio, nossa maior fonte de renda. O empreendedorismo local é e tem sido destaque da nossa cidade em grandes centros comerciais, e o prefeito Luciano Barbosa mantem-se atento a isso e tem colaborado para que mais empresas sejam abertas ou venham fazer parte de Arapiraca”, apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo