Geral

Saúde promove ação preventiva sobre infecções sexualmente transmissíveis em abrigo da capital

16/12/2022
Saúde promove ação preventiva sobre infecções sexualmente transmissíveis em abrigo da capital

Moradores da Casa de Passagem receberam orientações preventivas. Foto: Cortesia

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais, realizou nesta sexta-feira (16), uma ação preventiva na Casa de Passagem São Vicente de Paulo, abrigo localizado no bairro de Jaraguá.

A ação teve o objetivo de promover o combate a infecções sexualmente transmissíveis junto aos maceioenses em vulnerabilidade social, que em geral estão impossibilitados de irem a Unidades de Saúde. Logo, o intuito é aproximar e levar informação e saúde para os moradores do local.

Foram disponibilizados pela equipe de saúde 25 testes rápidos para detectar HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. Além disso, foram realizadas palestras educativas sobre a importância do diagnóstico precoce, exames regulares, tratamentos e informações sobre redes de assistência como o Hospital Escola Hélvio Auto, Hospital Universitário Dr. Alberto Antunes e Pam Salgadinho.

Segundo a técnica do programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho, ações preventivas são necessárias para conscientizar toda a população sobre métodos preventivos, principalmente o público em vulnerabilidade social, que muitas vezes não possui acesso à informação.

“É super importante falarmos sobre diagnóstico, acolhimento, tratamento e encaminhar essas pessoas para locais onde possam ser tratadas. Além disso, devemos sempre estar atentos a casos positivos e estimular a continuidade desses tratamentos”, informa Tereza Carvalho.