Geral
Saúde promove espaço de escuta e confraternização para grupo de cuidadores de idosos


Foto: Cortesia
Ocorreu na tarde dessa quinta-feira (15), um momento de confraternização com o Grupo de Apoio ao Cuidador de Idosos Maria Lúcia Lins, da Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes. A atividade, que tem o intuito de celebrar e fortalecer a parceria entre a Secretaria de Saúde de Maceió e beneficiários do serviços, contou com dinâmicas, música e acolhimento para esses cuidadores.
Realizada no salão da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Benedito Bentes, a festividade foi realizada em parceria com o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, profissionais de saúde da Unidade e estudantes de psicologia e farmácia do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde UFAL) e graduandos de psicologia da Faculdade Pitágoras.
“Esse momento de confraternização foi muito importante para o grupo após dois anos sem reuniões presenciais. Terminamos esse ano mais fortalecidos com a participação dessas cuidadoras na organização das atividades e como protagonistas desse espaço de acolhimento e vivências de cuidados para pessoas idosas. Cuidar de quem cuida se faz necessário para ampliar o bem estar tanto de quem cuida como de quem é cuidado”, afirma Rejane Lima, psicóloga da Hamiton Falcão.
Em clima natalino foi organizado um show de talentos, sorteios, dinâmicas interativas e espaço de escuta terapêutico, de modo a obter troca de experiência, para cuidadores e familiares perceberem que não estão sozinhos, pois com a rede de apoio há compartilhamento de conhecimento e solidariedade.
Elizangela Moraes faz parte do Grupo de Cuidadores de Idosos há cinco anos e fala sobre a importância desse momento. “Esse é um momento de confraternização, de comunhão, carinho e respeito e eu me sinto muito feliz por participar desse grupo e receber todo esse apoio para desenvolver minhas atividades como cuidadora”, comemora.
Sobre o grupo de apoio
As atividades desenvolvidas pelas redes de apoio são voltadas para acolhimento psicológico, informações técnicas com duas reuniões mensais de alinhamento para sanar dúvidas na área de enfermagem, clínica geriátrica, psicologia e farmacêutica, além da assistência social. O projeto conta com profissionais da saúde, que disponibilizam suporte terapêutico e psicoeducativo aos cuidadores familiares, auxiliando em informações técnicas e espaço para os beneficiados e suas famílias.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira