Geral

Planejamento Estratégico: conheça a importância dessa ferramenta para as empresas em 2023

15/12/2022
Planejamento Estratégico: conheça a importância dessa ferramenta para as empresas em 2023

Diante de um cenário econômico atual composto por grandes turbulências, imprevisibilidade e expectativas, 2023 será um ano em que as empresas irão precisar de um bom planejamento estratégico, ferramenta que irá auxiliar as empresas a diminuírem riscos e melhorar a lucratividade ao longo do ano. Analisando esse contexto, a consultora financeira Andréia Costa trouxe algumas dicas para que as empresas iniciem o ano prontas para o crescimento.

De acordo com Andréia Costa, para ter um bom planejamento estratégico, a empresa deve definir bem seus objetivos para o ano corrente, pensando, inclusive, no reflexo disso para o desenvolvimento do negócio nos próximos 5 anos, pelo menos. Os gestores devem avaliar, definir e anotar tudo.

“Um olhar para o futuro, ajuda muito na tomada de decisão e com certeza melhora a rentabilidade da empresa, se for bem planejado. É muito importante o acompanhamento nas áreas internas e externas da empresa”, ressalta Andréia.

Segundo a consultora, entre os fatores internos que devem ser levados em consideração e monitorados diariamente entre os gestores estão:

– Saber se os papéis de cada colaborador estão definidos;

– Se as ferramentas de gestão estão sendo utilizados de formas corretas;

– Analisar se as operações da empresa são bem acompanhadas para evitar surpresas desagradáveis.

Andréia Costa também falou sobre os fatores externos e financeiros. “Externamente, é preciso analisar o mercado, preços de vendas, concorrência, criar mecanismos que tragam o cliente para a organização e criar estratégias de marketing para divulgação do negócio. No fator financeiro é importante analisar as taxas de juros, negociar sempre que for necessário, analisar o período ideal para investimento junto às instituições financeiras, entre outros”, pontua Andréia.

Engajamento dos colaboradores

Outra dica fundamental para o Planejamento Estratégico é o envolvimento dos funcionários para que tudo possa dar certo na operação, bem como o acompanhamento dos resultados por parte dos gestores, com metas bem estabelecidas e acompanhadas, e consultoria contratada para dar um suporte ideal para essa construção.

“As reuniões de planejamento estratégico devem ser feitas com a participação de todos, e pelo menos duas vezes ao mês, principalmente uma reunião com os líderes, mostrando como anda o resultado de tudo que foi planejado. Não adianta fazer um planejamento e não acompanhar o resultado. O papel da consultoria é exatamente esse, acompanhar, orientar e preparar indicadores para apresentar aos gestores e acionistas para tomada de decisão”, afirma Andréia.

Quais os benefícios de um bom planejamento estratégico em 2023?

A consultora listou alguns benefícios gerados no negócio a partir da construção de um planejamento estratégico, levando a empresa para um patamar diferente:

– Ajuda na prevenção de perdas financeiras;

– Ajuda a melhorar a rentabilidade do negócio;

– Traz uma visão ampla do negócio e ajuda na motivação da organização;

 – Contribui com a profissionalização das operações, sendo um grande passo para alavancar o negócio.

Por fim, Andréia Costa enfatizou a importância desse processo para as empresas que buscam ser mais competitivas e sabem onde querem chegar no futuro.

“Todo empresário ao abrir um negócio, deve ter bem definida sua missão, visão e valores.  Todos têm um objetivo em comum que é crescer o seu negócio e ter uma boa rentabilidade. Isso só é possível se ele profissionalizar a empresa. Para isso, ele precisa investir em pessoas, em capacitações, na estrutura do negócio e estudar a área que atua, tentando inovar para conseguir mais clientes e, consequentemente, ter uma melhor rentabilidade. É importante frisar que toda operação deve ter um bom planejamento financeiro, para evitar riscos e assim conseguir o sucesso tão esperado”, conclui Andréia Costa.