Geral
EUA: Biden pede para Congresso aprovar legislação e evitar greve ferroviária

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu ao Congresso americano nesta segunda, 28, que aprove imediatamente uma legislação para adotar o Acordo Provisório entre trabalhadores ferroviários e operadores para evitar uma paralisação ferroviária nacional “potencialmente incapacitante”. Em comunicado, a Casa Branca aponta que o acerto prevê um aumento salarial de 24% para os trabalhadores ferroviários, e que fornece benefícios de cuidados de saúde melhorados, além da capacidade de trabalhadores tirarem licença não programada para necessidades médicas.
“Deixe-me ser claro: uma paralisação ferroviária devastaria nossa economia. Sem ferrovias de carga, muitas indústrias dos EUA fechariam. Meus assessores econômicos relatam que até 765 mil americanos – muitos deles próprios trabalhadores sindicalizados – podem ficar desempregados apenas nas duas primeiras semanas”, afirmou Biden. “As comunidades podem perder o acesso aos produtos químicos necessários para garantir água potável. Fazendas e ranchos em todo o país podem não conseguir alimentar seu gado”, disse o presidente.
“O Congresso tem o poder de adotar o acordo e impedir uma paralisação. Deve deixar de lado a política e a divisão partidária e entregar para o povo americano. O Congresso deve enviar esse projeto de lei à minha mesa bem antes de 9 de dezembro, para que possamos evitar interrupções”, concluiu o democrata.
Autor: Matheus Andrade
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo