Geral
Prefeitura de Maceió leva ações de Saúde Bucal ao Antares na próxima segunda-feira (21)


Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Na próxima semana, no período de 21 a 25 de novembro, a comunidade do Antares será mais uma localidade beneficiada com o acesso facilitado aos serviços do Programa Dentista na Comunidade. A iniciativa da Prefeitura de Maceió é realizada em parceria pelas secretarias de Saúde (SMS) e de Assistência Social (SEMAS) e tem assegurado a assistência odontológica para a população em situação de vulnerabilidade social.
“O objetivo da ação é possibilitar o atendimento nessa área aos moradores de localidades que estão fora do alcance de cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou de unidades da Atenção Primária, disponibilizando os serviços para quem ficou desassistido nos últimos anos”, ressalta a gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias.
Em cada localidade onde a ação é feita, a equipe – composta por uma odontóloga e uma auxiliar de consultório dentário – promove o atendimento diário para 20 adultos – 10 pela manhã e 10 à tarde – ou para 16 crianças – 8 por turno, dependendo da demanda de cada local. Além da avaliação bucal, são disponibilizados os serviços de extração de dentes, limpeza, profilaxia (prevenção de cáries), orientação de escovação, restauração e aplicação de flúor.
Além do atendimento básico, a equipe do Dentista na Comunidade também disponibiliza ao usuário o tratamento especializado mais adequado, caso a avaliação aponte para a necessidade dessa intervenção. A ação destaca, ainda, as orientações educativas, em especial, àquelas relacionadas ao câncer de boca.
A partir de segunda-feira (21), o consultório móvel do Dentista na Comunidade estará sediado no bairro Antares, onde permanecerá durante toda a semana no Instituto Mais Vida (Av. Menino Marcelo, nº 5.550). No local, serão atendidas as seguintes comunidades: conjuntos Alvorada I e II, Conjunto Henrique Equelman, Grota da Alegria e Vale da Esperança, além de parte dos bairros Santa Lúcia e Cambuci.
Para participar da ação é preciso informar nome e data de nascimento e apresentar o Cartão SUS, CPF e o número do Cadastro Único (NIS).
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira