Geral
Educação recebe propostas da Chamada Pública da agricultura familiar


Propostas foram entregues nesta sexta (21). Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
A Prefeitura de Maceió dá um passo importante e democrático no que tange à alimentação e nutrição escolar dos mais de 54 mil estudantes da rede pública municipal de ensino. Nesta sexta-feira (21) foi realizada a audiência pública para a entrega da documentação de propostas de venda da Chamada Pública da agricultura familiar, para a aquisição de alimentos in natura oriundos das cooperativas e pequenos produtores rurais.
Cerca de 17 cooperativas e agricultores familiares compareceram à Secretaria Municipal de Educação (Semed) para entregar os envelopes e assinar as documentações exigidas no edital, que foi publicado em 28 de setembro no Diário Oficial do Município.
Através do chamamento público, a Prefeitura de Maceió vai adquirir alimentos oriundos da agricultura familiar visando o cumprimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de fomentar e aquecer a economia local dos pequenos agricultores e garantir alimentação saudável aos estudantes.
Joselito Filho veio para a audiência pública representando a Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima (Cooplal), de Santana do Mundaú.
“A gente participa desta chamada pública desde 2017. Este ano estamos de novo participando desta seletiva para que possamos atender a demanda da rede municipal de ensino de Maceió”, afirmou.
Os interessados em fornecer gêneros alimentícios destinados ao atendimento da clientela beneficiária do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devem cumprir todas as exigências do edital.
Após a entrega dos envelopes à Comissão Permanente de Licitação, as equipes irão analisar as propostas e os documentos entregues pelos produtores, conforme explica a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Rafaella Pessoa.
“Recebemos todas as propostas de vendas dos agricultores, coletando as assinaturas para posteriormente fazermos uma análise dessa documentação. Por fim, na próxima quarta-feira (26), a previsão é que divulguemos a lista dos contemplados para o fornecimento dos gêneros alimentícios para o Município”, garantiu.
Esteve presente também na audiência pública a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar de Alagoas (Unicafes), cujo representante foi Adalberon Sá Júnior.
Ele parabenizou a Prefeitura de Maceió pelo empenho em adquirir alimentos da agricultura familiar.
“Maceió hoje se destaca como a grande compradora da agricultura familiar, sendo essa locomotiva de desenvolvimento da economia dos municípios e dos agricultores familiares. Só tenho a parabenizar mais uma vez a gestão da Semed e o Município de Maceió que tem sido referência na compra desses alimentos, levando mais qualidade de vida, desenvolvimento e geração de renda pra quem está no campo”, pontuou.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B
-
5MÚSICA
Thiaguinho lança álbum 'Tardezinha 10 Anos' para celebrar maior turnê do Brasil