Geral
Quênia: Candidato derrotado rejeita resultado de eleições presidenciais
O líder da oposição no Quênia, Raila Odinga, não aceitou o resultado das eleições presidenciais, anunciado na segunda-feira, que deu a vitória ao atual vice-presidente William Ruto. Em meio a acusações de fraude, feitas pela maioria dos comissários eleitorais, Odinga afirmou ontem que buscará “todas as opções legais” para anular o resultado.
As declarações ampliam o cenário de incertezas. Segundo o opositor, o resultado foi “uma farsa e um desrespeito flagrante à Constituição e às leis do Quênia e deve ser anulado por um tribunal”.
Se Odinga judicializar o resultado no prazo legal de uma semana, a eleição do Quênia deve ser resolvida na Suprema Corte – o que pode resultar em uma nova disputa. Líderes religiosos e políticos pediram calma em razão do histórico de violência pós-eleitoral do país.
Impasse
O resultado das eleições apresentou uma vitória apertada de Ruto, por 50,5% dos votos ante 48,9% de Odinga. Rapidamente, o vice-presidente se moveu para se consolidar como presidente eleito, discursando e fazendo apelos por unidade nacional. Ruto diz que recebeu telefonemas de congratulações de líderes de outras nações africanas. (Com agências internacionais).
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Autor: Redação, O Estado de S. Paulo
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior