Geral
Educação participa do Saúde da Gente com contação de histórias e incentivo à leitura


Crianças do Reginaldo participaram de contação de histórias no ônibus da Biblioteca Móvel. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) estacionou o ônibus do projeto Biblioteca Móvel no Reginaldo, nesta sexta-feira (12), para levar contação de histórias e incentivo à leitura para crianças da comunidade que estão participando do Saúde da Gente.
Foram montadas tendas em um espaço externo da comunidade. Houve diversos atendimentos, como cabeleireiro, exames ginecológicos, oftalmologista, dentista, dentre outros. O evento proporcionou momentos de empoderamento e o aumento da autoestima das mulheres. A ação segue até o dia 21 deste mês.
Ônibus da Biblioteca Móvel atende crianças no Reginaldo. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Maria Ângela é bibliotecária da Semed e acompanhou a ação. Segundo ela, a equipe participou do Saúde da Gente para interagir com os filhos das mulheres atendidas pelo programa.
“Entramos nessa parte do entretenimento para contar histórias, fazer com que os pequenos peguem livros, facilitar esse acesso direto com os livros físicos na comunidade”, revelou.
O espaço ficou ainda mais colorido com os sorrisos e brincadeiras de infância. As estantes de livros repletas de diversos gêneros, que vão da poesia às histórias de fantasia, chamavam a atenção do pequenos.
Uma dessas crianças é a Luane Gabriely, 4 anos. Ela contou que uma das melhores coisas foi assistir aos personagens interpretados pela contadora.
“Estou gostando muito sim das histórias, gostei muito. Eu vi o sapinho, vi a batatinha, o super-homem, muitas coisas. Gostei da professora que fez o sapinho pra gente. Fiquei muito feliz em estar com meus colegas daqui”, disse a pequena.
Valmir da Silva e sua filha Luane Gabriely, de 4 anos. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
O pai de Luane, Valmir da Silva, acompanhou a filha durante todo o tempo da ação enquanto sua esposa era atendida. Valmir relatou que essas atividades são grandes oportunidades para os moradores de comunidades como o Reginaldo.
“Essa recreação é muito importante porque vai complementar com o ensino da minha filha. Ela reagiu muito bem a isso. É um serviço em que as crianças da comunidade não têm acesso facilmente e é uma oportunidade para os pais participarem ainda mais da vida dos seus filhos. As leituras ajudam bastante na consciência dessas crianças, é uma oportunidade para elas adquirirem mais conhecimento”, afirmou Valmir.
Contadoras de histórias da Semed, Júlia Lisboa, Maria Ângela e Gracileide Melo, realizaram atividades de incentivo à leitura. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Presentes no ônibus, as contadoras Júlia Lisboa e Gracileide Melo. Uma delas interpretava alguns personagens de livros infantis.
“É através da leitura que a gente consegue conhecer culturas diferentes, ampliar o vocabulário. Esse momento aqui traz uma oportunidade a essa comunidade de ter acesso a esse material, que muitas vezes é escasso na casa deles”, enfatizou Julia Lisboa.
Para estas profissionais da contação de histórias, os livros são excelentes meios para que a criança conheça outras possibilidades de ser e de viver.
“Nosso objetivo é levar esse mundo de contação, da imaginação, além de levar essas crianças a terem o gosto pela literatura, para elas desenvolverem cada vez mais a aptidão para a leitura. A leitura é um mundo de possibilidades”, explicou Gracileide Melo.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B