Geral
Merendeiras continuam preparação para concurso estadual


Merendeiras foram orientadas pelas nutricionistas da Semed. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed
A merenda escolar do município de Maceió é referência por sua qualidade nutritiva, sabor e cuidado com o preparo dos alimentos oriundos da agricultura familiar. Essa excelência na alimentação só é possível graças às orientações que as merendeiras recebem das nutricionistas da rede e os conhecimentos adquiridos com as capacitações do Concurso de Merendeiras, que se encontra em sua 4º edição.
No ano passado, quatro merendeiras do Município participaram da competição. Nesta edição, Maceió conta com cinco representantes, que estão disputando a etapa eliminatória para conseguir uma vaga na etapa municipal. Para a elaboração das receitas, as merendeiras foram orientadas pelas nutricionistas da rede que também as auxiliaram na inscrição do concurso.

Nutricionista da Semed, Ana Denise Gouveià. Foto: arquivo pessoal
A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), Ana Denise Gouveià, conta que esteve em constante contato com as merendeiras e acompanhou todo o processo de criação do prato.
“As merendeiras pensam na receita e o nutricionista avalia a ideia para saber se está dentro dos parâmetros do programa de alimentação escolar, como não ter alimentos ultraprocessados, utilizar os produtos da agricultura familiar e a possibilidade de execução da receita no cardápio da alimentação escolar. Todos esses pontos contribuem para a classificação final das competidoras”, explicou.
A divulgação do resultado da etapa eliminatória será publicado no dia 22 de agosto. Já a etapa municipal está com previsão para que ocorra entre 31/08 e 20/10. Na competição deste ano, 156 merendeiras se inscreveram e de cada município três competidoras serão escolhidas para representar a cidade na etapa municipal.

Coordenadora do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, Rafaella Pessoa. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
A coordenadora do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, Rafaella Pessoa, falou sobre a expectativa para essa nova etapa.
“Esperamos que seja contemplada uma merendeira da rede e que posteriormente consiga, com da receita criada junto com a nutricionista, atender os critérios exigidos no edital para trazer para alimentação da rede uma receita que será aplicada no cardápio escolar e multiplicada em todas as escolas”, finalizou a coordenadora.
Histórico de sucesso
Nas últimas duas edições, a capital alagoana ficou no ranking das três melhores receitas. Em 2020, ganhou a competição e em 2021 ficou com o segundo melhor prato do estado. A competição é uma realização do Sebrae junto ao Senac, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A primeira etapa do concurso contou com capacitações teóricas e práticas durante o mês de junho para qualificar merendeiras da rede municipal. Durante os encontros as merendeiras tomaram conhecimento de técnicas de cortes, diferentes formas de cozinhar os alimentos, apresentação de um prato para as crianças, aproveitamento integral dos alimentos e o incentivo à agricultura familiar local.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira