Geral
Temas sociais serão abordados nas escolas da rede municipal de ensino

Comissão de Direitos Humanos da OAB-AL e equipe da Semed em reunião sobre projeto nas escolas municipais. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Coordenadores e técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió se reuniram, nesta quarta-feira (10), com a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem de Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL), para discutir e definir temas sociais importantes que serão abordados nas futuras ações do projeto Educação em Direitos Humanos nas Escolas. O início das atividades está previsto para outubro deste ano.
Assuntos referentes ao ambiente escolar e à comunidade foram debatidos na reunião. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
O projeto, que foi criado em 2020, mas que não foi executado por conta da pandemia, tem o objetivo de repassar informações e capacitações para coordenadores pedagógicos, professores e estudantes das escolas municipais sobre a importância do conhecimento dos direitos humanos e o respeito entre as diferentes vivências em sociedade.
Foram discutidos temas como a construção do Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos, o surgimento de demandas pontuais nas escolas, a reinserção de jovens que cometem atos infracionais no ambiente escolar, a evasão de estudantes, gênero e sexualidade, o respeito aos nomes sociais dos alunos trans, bullying nas escolas, o enfrentamento à violência e ao abuso sexual de crianças e adolescentes, violência contra mulheres, dentre outros problemas sociais.
Coordenador do setor de Centro e Núcleos da Semed, Ademir Oliveira, destacou parceria com a OAB/AL. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Para o coordenador de Centros e Núcleos da Semed, Ademir Oliveira, a parceria com a OAB/AL é um momento ímpar porque serão discutidos assuntos pertinentes que atravessam a sociedade em sala de aula e na comunidade.
“O projeto vai ser importante porque vai auxiliar os professores a lidarem com determinadas questões que são problemáticas na escola. Serão momentos de discussões com a finalidade de capacitar o professor e a escola a reverter, rever e ajudar essas crianças e adolescentes a conviver de forma mais harmônica, mais humana”, afirmou Oliveira.
Vice-presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, Mayara Heloise Cavalcanti, falou sobre a escola como lugar de acolhimento. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
A advogada criminalista e vice-presidente da comissão, Mayara Heloise Cavalcanti, enfatizou a relevância da parceria entre a Semed e a OAB/AL para o acolhimento dessas crianças e adolescentes que estão passando por algum conflito social.
“A escola é um lugar de acolhimento e é muito importante que esses profissionais sejam capacitados e tendo essas responsabilidades, saibam agir em determinadas situações. Eu acredito que esse trabalho vai fazer com que essas pessoas direcionem melhor as suas dificuldades enquanto docente e os discentes se sintam mais abraçados. Os docentes são as pontes principais que vão fazer essas diferença nas escolas”, disse a advogada.
Na reunião, além de Ademir, estavam presentes Dina Maria Vital, Natércia Lopes, Ticyane Melo e Adriana Rocely Viana, técnicas pedagógicas da CGCN/ Semed; e a técnica pedagógica do setor de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (CGEJAI), Rejane Bandeira.
A comissão de Direitos Humanos da OAB/AL é composta pelos advogados Adriana Mendes Valoes, Chesma da Silva, Thaís Cardoso, Mayara Heloise Cavalcanti e Elenita Araújo.
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior