Geral
Desenvolvimento Sustentável realiza mutirão de serviços no entorno do Mercado da Produção


Desenvolvimento Sustentável realiza mutirão de serviços no entorno do Mercado da Produção. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
Durante a manhã desta sexta-feira (29), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou um mutirão de limpeza e educação ambiental no entorno do Mercado da Produção, no bairro da Levada. O objetivo da ação era conscientizar as pessoas que residem na região e minimizar práticas que contribuam para a proliferação de endemias como a Leptospirose e a Dengue.

Um dos objetivos da ação era conscientizar as pessoas que residem na região. Foto: Secom Maceió
Cerca de 20 educadores, entre servidores e jovens aprendizes da Naturalle e da Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, percorreram ruas da região orientado moradores e comerciantes a respeito do descarte irregular de resíduos, sobre os perigos causados pela prática negativa e sobre os dias e horários que a coleta regular atende a localidade.

Educação ambiental orientou moradores e comerciantes da região. Foto: Secom Maceió
Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, afirma que a consciência ambiental é essencial para a diminuição de problemas para a sociedade.
“Somente educando traremos o cidadão para o nosso lado na manutenção da limpeza da cidade. Descartar seu resíduo irregularmente contribui para que pragas e doenças sejam espalhadas em seu bairro, atraindo riscos para a saúde”, disse.

Moradora relata práticas negativas de vizinhos. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
Cícera Santos, moradora da região e frequentadora do mercado, afirma que presencia o despejo inadequado do lixo feito por seus vizinhos.
“Eu já tentei explicar para eles como isso pode ser prejudicial para quem mora no bairro. Esse lixo pode trazer doenças para as crianças e adultos. É um perigo para quem anda ou frequenta o mercado”, ressaltou.

Local sofre com o descarte irregular de resíduos. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
Contribuindo ainda mais com o combate as endemias, a Superintendência enviou 40 agentes de limpeza para realizarem serviços de capinação, varrição e pintura de meio fio em ruas e espaços públicos do entorno do Mercado da Produção, na Levada.
Com a ajuda de máquinas, os agentes também fizeram o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular, prática comum na região, em pontos de lixo do bairro, evitando o acúmulo e, consequentemente, a proliferação de animais peçonhentos, doenças e pragas.

Limpeza evita acúmulo de lixo e a proliferação de doenças. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
De acordo com Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, a prática ainda é comum, o que dificulta o trabalho da Prefeitura em relação a limpeza.
“Infelizmente em alguns bairros de Maceió a situação é complicada. Vemos que o lixo é um fator que traz riscos para a saúde do ser humano, ajudando na proliferação de animais peçonhentos e pragas”, afirmou.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B