Geral
Delegação da SMTT visita EPTran de Curitiba

Uma comitiva da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió esteve, na última semana, no Paraná. A viagem teve como objetivo conhecer a Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran), órgão referência no Brasil em ações ligadas ao trânsito. No grupo estavam o superintendente adjunto da SMTT, Assis Constantino; o diretor de Operações de Mobilidade, Cícero Silva; a assessora de Educação, Inês Pessoa; e a educadora de Trânsito, Aldinete Dantas.

Comitiva da SMTT conheceu as coordenações e seus respectivos funcionamentos do EPTran Curitiba. Foto: SMTT.
A comitiva foi recebida pela superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella, e pelo diretor da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Claudionor Agibert. Durante a semana, os profissionais da SMTT conheceram os processos da instituição e formas empregadas nas mais diversas atividades da EPTran Curitiba.
O superintendente adjunto da SMTT, Assis Constantino, ressaltou a importância de conhecer instituições de trânsito de outros pontos do País. “Hoje, em um mundo globalizado como o que vivemos, é indispensável termos essa oportunidade de conhecer outras formas de trabalhar o trânsito. Aqui, então, uma referência nacional, temos a chance de adquirir conhecimento e novas práticas para assim podermos repassá-las aos nossos profissionais, em Maceió”, ressaltou.

Foto: SMTT
No primeiro dia da visita, a delegação conheceu as coordenações e seus respectivos funcionamentos, acompanhados da superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella; e do diretor da EPTran de Curitiba, Claudionor Agibert. Os dois falaram sobre o surgimento e a evolução da Escola Pública de Trânsito com o passar dos anos. No segundo e terceiro dias, a comitiva acompanhou os processos de capacitação de orientadores que atuam em eventos, igrejas, escolas, além das mais diversas ações e campanhas educativas. O último dia da visita foi marcado por uma ação junto ao departamento de fiscalização. A equipe da SMTT participou de uma blitz conjunta com os profissionais de Curitiba.

Foto: SMTT.
“Para Prefeitura de Curitiba foi uma honra receber a delegação de Maceió. Foi uma oportunidade para a troca de experiências de boas práticas e discussão de informações, planejamento e objetivos de ações educativas”, destacou o diretor da EPTran Curitiba, Claudionor Agibert. Para ele, o foco é “sempre na sociedade, inclusive nas chamadas operações escola, é capacitar monitores”.
Para Inês Pessoa, assessora de Educação da SMTT, o mais importante é “trazer práticas diferenciadas para capacitar os profissionais maceioenses, para assim melhorar ainda mais a execução das ações em prol das pessoas que trafegam por Maceió”.
Já o diretor Cícero Silva, “é preciso explorar essas oportunidades de trocar experiências com afinco e a vinda à Curitiba tem o plus, de ser um ponto visado pelo bom trabalho já executado”. Aldinete Dantas, educadora de Trânsito, valorizou a chance de conhecer mais um órgão e ter mais experiências à repassar. “Não é de hoje que buscamos a troca de experiências, pois como alguém que trabalha com Educação de Trânsito, precisamos ter, cada vez mais, novos nortes a seguir”, pontuou a servidora.

Foto: SMTT
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B