Geral
Saúde realiza Oficina de Atualização em Cuidado Pré-Natal para médicos do Município


Capacitação qualifica profissionais da Atenção Primária. Foto: Ascom SMS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta segunda-feira (20), mais uma Oficina de Atualização em Cuidado Pré-Natal na Atenção Primária. O encontro, promovido pelo Programa Saúde da Mulher, ocorreu no auditório da pasta e reuniu médicos pré-natalistas e obstetras que atuam em unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Maceió.
O objetivo da capacitação foi discutir a aplicação de estratégias efetivas e inovadoras no cuidado da saúde da mulher gestante e do bebê durante o pré-natal, além de reforçar a importância do ‘Pré-natal do Parceiro’, projeto preconizado pelo Ministério da Saúde como uma das “portas de entrada” aos serviços ofertados pela Atenção Básica em saúde à população masculina.




“Queremos proporcionar um atendimento de qualidade e eficaz na vida das gestantes usuárias do SUS para que ela receba um bom atendimento. Por isso, a oficina é um momento para discutirmos e orientarmos os profissionais sobre o tema para que tenhamos menos óbitos maternos, menos crianças nascidas com problemas e menos partos prematuros. A realização do pré-natal é essencial, pois envolve a saúde materna-infantil. Sendo bem realizado, a mãe e o feto obtém sucesso”, afirma a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Edja de Sá.

Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Edja de Sá, reforçou importância do pré-natal. Foto: Ascom SMS
Sobre a presença do pai/parceiro durante o pré-natal, Edja explica que os cuidados com a saúde do homem também precisam ser priorizados entre este público para prevenir doenças que possam ser passadas para o bebê.
“Reforçamos que o homem também precisa manter os cuidados com a saúde, e não somente a gestante. Dessa forma, visando a prevenção, o pré-natal masculino conta com alguns serviços de saúde, como a realização de testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis”, ressalta a coordenadora.
O próximo encontro de Atualização em Cuidado Pré-Natal está previsto para acontecer em julho, com a presença de profissionais de laboratórios, onde será discutida a necessidade em realizar a entrega dos exames do pré-natal com celeridade, proporcionando um diagnóstico precoce e evitando, assim, partos prematuros ou a contaminação do bebê durante o parto.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira