Geral
Prefeitura de Maceió participa de ação sustentável no bairro Jacarecica


Prefeitura de Maceió participa de ação sustentável no bairro Jacarecica. Foto: cortesia Ascom OAB/AL
Durante a tarde desta terça-feira (14), a Prefeitura de Maceió esteve presente em uma ação organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo, na Praia de Jacarecica. O foco da iniciativa é dar o pontapé inicial em práticas sustentáveis na região. O órgão municipal instalou um equipamento para o descarte correto de recicláveis, além da proteção em uma área de cerca de 3.500 metros quadrados de restinga na faixa de areia.

Objetivo é preservar a restinga na faixa de areia da Praia de Jacarecica. Foto: cortesia Ascom OAB/AL
A parceria entre a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e a OAB foi firmada para que a Cooplum, uma das quatro cooperativas que possuem contrato com a Prefeitura, e que atende a região de Jacarecica, ficasse responsável pela coleta do material reciclável no ponto instalado.

Ponto instalado terá seus recicláveis recolhidos pela Cooplum. Foto: cortesia Ascom OAB/AL
A coordenadora de Supervisão de Cooperativas e Recicláveis da Sudes, Virgínia Lucena, afirmou que colaborações como essa são importante para o meio ambiente.
“Com esse ponto instalado e o recolhimento feito pela cooperativa, teremos cada vez menos material reciclável sendo descartado de forma irregular em vias, praias e espaços públicos de Maceió. Ademais, é mais uma fonte de renda para os cooperados”, pontuou.

Crianças conheceram a fauna do Parque Municipal: Foto: cortesia Ascom OAB/AL
Além da parceria com a cooperativa, a Sudes levou ao local a exposição de animais taxidermizados (empalhados), que fica disponível aos visitantes do Parque Municipal, para que os participantes da ação pudessem aprender sobre a fauna da reserva.
Rafaela Brito, que é coordenadora dos parques, explica que o aprendizado em relação ao assunto é essencial para a preservação.
“Muitas pessoas não conhecem as espécies que convivem na nossa Mata Atlântica. Então, essa exposição é uma chance de aproximar as pessoas da natureza e, consequentemente, aumentar o conhecimento e a preservação”, explicou.

Cerca de mil mudas foram disponibilizadas para doação. Foto: cortesia Ascom OAB/AL
A parceria entre os órgãos ainda rendeu aos participantes a doação de mil mudas, sendo para plantação dentro da sede da OAB, oficinas e exposição de brinquedos produzidos com material reciclável para estudantes da rede pública.

Presidente reforça a necessidade de preservar o meio ambiente. Foto: cortesia Ascom OAB/AL
“O evento faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente. Nossa comissão concentrou as atividades na OAB, com foco em educação ambiental, na distribuição de mudas e na preservação de áreas de restinga. A comissão vem tentando interagir com outros entes da administração pública, porque nós entendemos que esse deve ser um esforço coletivo”, afirma o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Urbanística da OAB Alagoas, Gilvan Albuquerque.
Ação foi realizada em alusão ao Mês do Meio Ambiente. Foto: Ascom Sudes e Ascom OAB/AL
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira