Geral
Educadores da SMTT realizam atividades lúdicas sobre o trânsito em escola do Petrópolis


Teatro de fantoches foi o ponto alto da visita. Foto: Ascom SMTT
Para levar noções de educação no trânsito e contribuir com a formação e cidadãos e futuros condutores mais conscientes, a equipe de Educação da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), levou ações educativas sobre o trânsito para a Escola de Ensino Fundamental Luiz Pedro da Silva I, localizada no Petrópolis. A ação contou com a participação de 70 estudantes
Na ocasião, foi realizado um circuito educativo e as crianças puderam aprender sobre o modo correto de atravessar uma via, além da importância do uso do cinto de segurança e de cadeirinhas. Além disso, os alunos conheceram de perto o funcionamento de uma viatura e entender sobre os comandos sonoros e luminosos que são utilizados pelos agentes.
Estudantes realizaram diversas atividades. Fotos: Ascom SMTT
“Eu aprendi que não pode atravessar quando os carros estiverem passando, só quando o semáforo estiver vermelho para eles. A parte que eu mais gostei foi o teatro e conhecer a viatura”, contou Samuel Luiz, estudante do 3º Ano.
Samuel e Eloá participaram do circuito educativo e contaram o que mais chamou atenção. Fotos: Ascom SMTT
Eloá Sofia, do 4º ano, elegeu o teatro de fantoches como sua parte favorita da atividade. “Com a historinha, eu aprendi que é muito importante prestar atenção quando for atravessar uma rua para evitar acidentes e sempre segurar na mão de um adulto”, comentou a estudante.

A profissional de Educação destacou a importância da atividade para a formação cidadã. Foto: Ascom SMTT
Para a coordenadora da instituição, Zeneide Bezerra, a ação contribui com a formação dos estudantes. “A segurança no trânsito é um tema de fundamental importância para nossas crianças. Quando eles chegam em casa, repassam para as famílias e falam o que ouviram e aprenderam, isso também contribui para uma redução de acidentes e salva vidas. Desta forma. É muito importante que eles aprendam isso desde cedo”, contou a coordenadora.
Integração com a Comunidade
A ação foi acompanhada de perto pelo assessor de Custos Operacionais da SMTT, Cleydner Marques, para uma atividade da disciplina de Seminários Temáticos do Doutorado e Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas. “É muito importante, pois a partir da educação básica é que a gente vai formando os cidadãos e eles sabem que, seja a pé ou de ônibus, devem se comportar ao atravessar a rua e respeitar as sinalizações. Isso é de extrema importância para a segurança deles e de toda a família. Sem contar que esse tipo de ação demonstra uma aproximação do poder público com a comunidade”, discorreu.

Cerca de 70 estudantes participaram do Circuito. Foto: Ascom SMTT
As ações educativas da SMTT acontecem durante todo o ano, visitando escolas, empresas e outras instituições.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B
-
5EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula