Geral
Saúde promove atualização sobre uso da PEP/HIV para profissionais das UPAs

A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta quarta-feira (11), a capacitação “Atualização em PEP/HIV”, destinada para profissionais de saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).

Slide expositivo/explicativo sobre o tema abordado – Foto – Ascom SMS
A ação de realinhamento foi conduzida pela infectologista Mardjane Lemos, que atua no Bloco I do PAM Salgadinho, com a finalidade de compartilhar informações e atualizar os profissionais. Segundo a médica, a PEP faz parte do leque de estratégias de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis adotadas pelo Ministério da Saúde para fazer frente à luta contra a epidemia de HIV.

Infectologista Mardjane Lemos – Foto – Ascom SMS
“Todas as formas de prevenção são válidas e indispensáveis, mas a informação também é uma ferramenta que contribui para educar e combater a doença, assim como uso de preservativos, exames preventivos e tratamentos para pacientes pré e pós-expostos. Nessa ação, a ideia é assegurar um atendimento qualitativo nos atendimentos das unidades de urgência e emergência, pois a PEP é considerada um atendimento de urgência”, ressalta Mardjane Lemos.

Slide expositivo/explicativo sobre o tema abordado – Foto – Ascom SMS
Ela destaca ainda que o protocolo sempre passa por modificações e uma das mais importantes, que foi abordada nesse treinamento, foi a autorização da prescrição dos antirretrovirais de profilaxia para o profissional de enfermagem e a inclusão da estratégia preventiva de sífilis, pois houve um aumento de casos.

Slide expositivo/explicativo sobre o tema abordado – Foto – Ascom SMS
Algumas ações do protocolo
Assim que o paciente chegar à unidade é preciso acolher, resguardar a privacidade do paciente e providenciar os testes rápidos. Caso haja resultado positivo é recomendado um atendimento psicológico preventivo e fazer o encaminhamento para os centros especializados do município ou do Estado, porém, promovendo o pronto atendimento.
Com resultados negativos e investigação médica, é feita a liberação de prescrição da medicação PEP e o repasse de informações e orientações, para que os pacientes sigam todas as recomendações médicas no uso do retroviral, garantindo a eficiência da medicação.
Participaram do treinamento – realizado de forma virtual – profissionais das UPAs da Chã da Jaqueira, de Jaraguá, do Tabuleiro do Martins, do Trapiche, da Cidade Universitária e dos municípios de Delmiro Gouveia e Piranhas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B