Geral
Educação leva escritores para palestrarem sobre a produção textual nas escolas municipais

Foto: Pamela de Oliveira
Artistas das letras alagoanas estarão nas escolas da rede municipal para incentivar os estudantes a participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió (OLP). A partir desta terça-feira (22), um poeta e um memorialista visitarão as escolas para dar breves palestras sobre sua trajetória artística e orientarem os alunos sobre o gênero textual que usarão na competição.
Neste primeiro momento, será a vez da Escola Municipal Higino Belo, no Farol. Lá, o poeta Emanuel Galvão, técnico da coordenadoria geral de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e membro da Academia Maceioense de Letras, contará sobre sua carreira aos estudantes.
Ele diz que espera que o fato de ter tido dificuldades com a leitura e escrita na escola possa servir de inspiração aos estudantes, mostrando que a superação é possível. “Graças à iniciativa de professores que me incentivaram a ler e acompanharam minhas produções textuais eu consegui evoluir. Quanto mais eu lia, mais eu melhorava meu vocabulário e escrita”, conta.
Na competição, alunos do 5º ano trabalharão com poesia, os do 6º e 7º com memórias literárias e os do 8º ao 9º com crônicas. Escritores especializados nesses gêneros ministrarão palestras nas turmas das escolas onde houve inscrições. Os trabalhos seguem de março até maio.
Até o momento, a adesão da OLP está alta, e há a expectativa de mais inscrições até o final do prazo de inscrição, que foi prorrogado até esta quarta-feira (16). Os textos selecionados pelas escolas para participarem da Olimpíada no nível municipal serão publicados em um livro pela Semed.
Emanuel, que trabalha na coordenadoria como técnico desde 2005, elogia a iniciativa da Prefeitura de Maceió de criar a Olimpíada. “É uma iniciativa fantástica. Eu vou tentar passar a riqueza e diversidade da poesia para os alunos e principalmente dizer que se eu, que tive tantas dificuldades no português, cheguei aqui, vocês também podem”, destaca.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B
-
5MÚSICA
Thiaguinho lança álbum 'Tardezinha 10 Anos' para celebrar maior turnê do Brasil