Geral
UPA Trapiche da Barra completa seis anos com mais de 1 milhão de atendimentos


Mais de 1 milhão de atendimentos em seis anos de funcionamento. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Nesta terça-feira, 22, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió, completa seis anos de funcionamento. Nesse período, a unidade realizou mais de 1.030.000 atendimentos, entre consultas e procedimentos. Foram mais de 663 mil atendimentos nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, mais de 93 mil raios X, mais de 31 mil eletrocardiogramas e mais de 243 mil exames de análises clínicas.
O enfermeiro, Danilo Feitosa, atua na UPA desde a inauguração, em 2016. E é com orgulho que ele lembra da evolução da equipe na busca pela qualidade e humanização dos atendimentos.
“A unidade me abriu muitas portas e eu amo trabalhar aqui. A equipe é incrível e atua sempre buscando o melhor para o paciente. Trabalhamos com protocolos que nos dão respaldo para oferecer uma assistência segura e fazemos treinamentos constantes”, conta o enfermeiro.
Localizada no bairro Trapiche da Barra, um dos mais antigos da capital alagoana, a UPA tem capacidade para atender cerca de 350 pessoas por dia. Ela é custeada pela Prefeitura de Maceió, gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde.

Diretora-geral da UPA Trapiche, Flavia Pontes (eq), com a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, na entrega do Certificado de Acreditação. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió
Foco no paciente
Para a diretora-geral da unidade, Flávia Pontes, o foco no paciente é um dos diferenciais da UPA Trapiche da Barra.
“O nosso atendimento é focado no paciente. Buscamos atendê-lo de forma integral, a partir de um olhar multiprofissional, que coloca o usuário como protagonista no cuidado assistencial. Para oferecermos esse nível de assistência à população, adotamos protocolos, processos e fluxos baseados nas melhores evidências científicas para a promoção da segurança do paciente”, afirma a diretora-geral.
Para a presidente do ISAC, Evane Corbacho, o atendimento humanizado é um dos pilares do modelo de gestão implantado nas unidades de saúde gerenciadas pelo instituto no Brasil.
“Acreditamos que a excelência em saúde passa pelo respeito e valorização das pessoas. Além da humanização, a nossa atuação se baseia em valores como transparência, integridade, ética e qualidade assistencial. Para nós, é uma honra fazer parte da história de uma unidade que tem feito a diferença na saúde das pessoas”, argumenta a presidente.
Média de 98% de satisfação dos usuários
Em janeiro, o índice médio de satisfação dos usuários da UPA Trapiche da Barra foi de 98%. Esse indicador é mensurado mensalmente pelo Serviço de Atendimento ao Usuário, responsável por receber elogios, reclamações e sugestões sobre o atendimento na unidade. O setor funciona como um canal permanente de comunicação entre a UPA e os usuários e seus familiares.

UPA tem 15 leitos de observação, quatro na sala de emergência, consultórios, laboratório e salas de procedimentos. Fotos: Victor Vercant/Ascom SMS
Sobre a unidade
A UPA Trapiche da Barra é a única unidade de pronto atendimento do SUS em Alagoas que é certificada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação como Nível 2 – Acreditado Pleno.
Ela é classificada como porte III e atende em regime 24 horas, inclusive nos feriados e finais de semana, casos de urgência e emergência clínica, pediátrica, ortopédica e odontológica.
No caso das demandas de Odontologia, o atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.
Atualmente, a UPA conta com 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira