Geral
Infraestrutura inicia obras no trecho 5 para revitalizar espaço público na Jatiúca


Obras no trecho 5 tiveram início nesta semana. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
As obras no mais novo espaço de convívio e lazer da capital alagoana, o Parque da Mulher, situado na Praça Carlos da Silva Nogueira, no coração da Jatiúca, seguem avançando. Nesta semana, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) iniciaram os trabalhos no trecho 5 do local.
Para isso, o primeiro passo foi garantir a terraplanagem e a concretagem – etapa da construção civil elementar para estruturar toda a obra e executá-la. Com a ajuda de máquinas, o concreto é lançado na base da construção até a sua secagem. Paralelo a esta etapa, o meio-fio que delimita a calçada da rua também está sendo construído.
Moradora Lívia Roberta, reside há quase 30 anos no bairro. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
Com um cenário bem diferente de anos atrás, a moradora Livia Roberta, 41 anos, acompanha de perto toda a evolução no Parque e a atenção do poder público na região. Até pouco tempo, segundo ela, o medo e a insegurança no bairro eram sentimentos frequentes. Com a praça abandonada, a área servia para o descarte irregular de lixo doméstico e o abandono de metralha.
“Moro aqui desde os 14 anos e há muito tempo tinham prometido fazer essa revitalização, mas nada havia sido realizado. Por aqui, estavam usando a praça para outros fins ilícitos. Agora, já vejo a mudança assim que abro a porta de casa, sabe? É muito visível. Ganhou vida”, explica a moradora que possui também um ponto comercial na região.
Atualmente, os trechos 2, 3 e 4 da obra já estão com a concretagem, o passeio para pedestres e a ciclovia prontos. Na evolução do mais novo espaço de lazer, também foram considerados os critérios para garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência física – como cadeirantes e pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. Para isso, foram colocadas rampas de acesso ao longo do Parque da Mulher e instalados pisos táteis.
Equipe realiza o serviço de terraplanagem no Parque da Mulher. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
A engenheira civil da Seminfra, Diana Castellar, revela que cerca de 30% da obra está concluída. Em breve, de acordo com a profissional, nos trechos em que a concretagem, o passeio para pedestres e a ciclovia foram finalizados, serão feitos os trabalhos de colocação de bancos e os aspectos paisagísticos para transmitir um espaço ainda mais acolhedor e funcional.
“Nessa perspectiva, queremos deixar o parque não só esteticamente bonito e harmônico, mas que sirva, de verdade, para que o maceioense se divirta, descanse e curta com a família. Um espaço de lazer para que todos se sintam confortáveis em frequentar e desfrutar do ambiente ao ar livre, tudo é feito e pensado para as pessoas”, argumenta Castellar.
Convívio
O Parque da Mulher contará com áreas de lazer, espaço cultural, quadra esportiva, bicicletário, local para food truck, ecoponto, dentre outros equipamentos. Serão, aproximadamente, 755 metros quadrados revitalizados para moradores e turistas que passam pela região. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira