Geral
Perdeu o Enem? Saiba o que fazer para mudar esse cenário

Se você perdeu o Enem e precisa virar a chave para mudar esse cenário, saiba que há vários caminhos. Caso tenha faltado ao Exame Nacional do Ensino Médio, a orientação é focar no próximo e recomeçar a preparação intensificando a leitura, por exemplo.
“O Exame Nacional do Ensino Médio é um desafio na vida de qualquer estudante e ano após ano se torna mais difícil. Para aqueles que não tiveram uma boa performance, o melhor a ser feito é analisar onde houve falhas, quais matérias precisam melhorar, para então, intensificar os estudos e tentar novamente uma melhor pontuação na próxima edição”, explica Anderson Teixeira de Souza, professor do curso de Pedagogia EaD da Universidade Tiradentes (Unit EaD).
Outra alternativa é tentar aproveitar o resultado conquistado na prova para ingressar em uma universidade particular. “Caso a pontuação obtida não tenha sido suficiente para ingressar em uma universidade pública, por exemplo, saiba que é possível aproveitar a pontuação para entrar em uma instituição particular, já que muitas universidades particulares costumam substituir o vestibular pelo Enem ou mesmo usar o desempenho no exame como complementar na nota obtida pelo candidato no vestibular”, orienta.
Entre as instituições particulares de ensino que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, estão o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), a Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit/PE) e a modalidade de Ensino à Distância (Unit EaD), que estão com inscrições abertas até o dia 6 de abril. A nota mínima exigida pelas Units é de 300 pontos e o candidato não pode ter tirado zero na redação. Quem já fez o exame de 2021 ou já têm a nota dos últimos quatro anos (2017-2020) pode buscar a nota constante no Boletim de Desempenho e informá-la preenchendo um formulário no site https://www.unit.br/enem.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu