Geral
EUA vão retomar negociações comerciais e de investimento com Taiwan
Os Estados Unidos vão retomar as negociações comerciais e de investimento com Taiwan na próxima semana, em um movimento que visa aproximar Washington e Taipei, o que também deve irritar Pequim (China).
O Instituto Americano de Taiwan, equivalente à embaixada dos EUA em Taipei, disse ontem (25), que seu diretor, Brent Christensen, e o representante de Taiwan nos EUA, Hsiao Bi-khim, participarão de uma reunião por videoconferência na próxima quarta-feira (30) com participantes do Escritório Representante Comercial dos EUA e do escritório comercial de Taiwan.
No início deste mês, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou a um comitê da Câmara dos Representantes que os EUA estavam “envolvidos em conversas” comerciais com a ilha.
Os dois países trabalharão em uma estrutura de comércio e investimento assinada pela primeira vez em 1994. Esses acordos criam a base para um diálogo recorrente sobre questões comerciais e, às vezes, funcionam como precursores para acordos de livre comércio completos. Representantes de Taipei e Washington se encontraram pela última vez em 2016.
O governo chinês se opõe a todas as formas de intercâmbio oficial entre os EUA e Taiwan e se opôs às negociações comerciais, bem como às vacinas dos EUA. Pequim considera a ilha autogovernada democraticamente como parte do território chinês, e prometeu usar força militar, se necessário, para assumir o controle da ilha.
Autor: Fonte: Dow Jones Newswires
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola