Geral
Prefeitura multa Casal por lançamento irregular de esgoto
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) aplicou uma multa contra a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), no valor de R$ 80.944,00, pelo lançamento irregular de esgoto bruto em galerias de águas pluviais da Ponta Verde, na parte baixa da capital.
De acordo com a Secretaria, o problema é recorrente e não foi devidamente apurado pela gestão anterior, um agravante que tem provocado o transbordamento de esgoto em vias públicas e o despejo de efluentes no mar. A irregularidade na Ponta Verde foi detectada pela equipe de fiscalização a partir do uso de um corante em pó, na cor vermelha (foto), colocado em poços de visita (PVs).

Situação vem causando transtornos à população há bastante tempo. Uso de corante serve para identificar irregularidades. Foto: Ascom Sedet
O secretário adjunto de Meio Ambiente enfatiza que a situação vem causando transtornos à população há bastante tempo. “Esses eventos são potencialmente danosos ao meio ambiente. Estamos analisando outros processos que podem resultar em mais multas para a Casal, que é reincidente nestas infrações”, aponta Ismar Macário.
A concessionária pode recorrer da decisão e deverá apresentar um plano para compensar os danos ambientais causados. O não cumprimento das exigências implicará na aplicação das sanções previstas na legislação ambiental vigente.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo