Geral
PAM Salgadinho passa a contar com bloco exclusivo para crianças
As crianças atendidas no PAM Salgadinho, que fica no bairro Poço, agora contam com um espaço exclusivo para atendimento. A unidade foi entregue pelo prefeito Rui Palmeira e secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, na manhã desta quarta-feira (23), contando com várias especialidades pediátricas e espaço para recreação dos usuários.

Prefeito Rui Palmeira Inaugura nova Pediatria do PAM Salgadinho. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió
Durante a inauguração do novo bloco, o prefeito Rui Palmeira destacou as melhorias realizadas em toda a unidade nos últimos anos.

Prefeito Rui Palmeira. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió
“O PAM Salgadinho, há alguns anos, era uma estrutura que não funcionava. E a gente está deixando o Laclim, funcionando a todo vapor; a fisioterapia, que também é um serviço de excelência prestado; o Bloco da Mulher; a parte de exames de imagem e agora, fechando com chave de ouro, com essa belíssima Pediatria, que tem diversas especialidades para as crianças que vão vir aqui ao PAM Salgadinho”, frisou o prefeito.

Prefeito Rui Palmeira Inaugura nova Pediatria do PAM Salgadinho. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió
O Bloco P conta com atendimentos de alergologista, nutrólogo, endocrinologista, gastroenterologista, dermatologista, nefrologista, psicólogos, ginecologista pediátrica, enfermeira e nutricionista. Além disso, a unidade, que começa a funcionar na próxima segunda-feira (28), conta ainda com sala de espera, recepção, banheiros para funcionários e pacientes, sala de apoio e brinquedoteca.

Prefeito Rui Palmeira Inaugura nova Pediatria do PAM Salgadinho. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió
Em seu discurso, o secretário José Thomaz Nonô reforçou as mudanças na estrutura do PAM Salgadinho. “Este que é o maior posto da América do Sul neste modelo, que recebe, pelo menos, mil pessoas por dia e duas mil em dias de pico, e simboliza todo o esforço da secretaria. Esse PAM mudou de uma forma profunda, não apenas pela parte física, que é difícil e trabalhosa, mas ele não seria nada se não tivesse a equipe de servidores que têm. O bom servidor não pode trabalhar em um equipamento ruim”, disse Nonô.

José Thomaz Nonô, secretário municipal de Saúde.. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió
Para ele, o bloco é o retrato da preocupação da Prefeitura de Maceió em assistir os usuários e também o servidor. “Trabalhar em um ambiente assim devolve a autoestima, o orgulho do servidor e a sensação de estar sendo útil a sociedade. A Secretaria Municipal de Saúde, como um todo, tem um corpo exemplar. O prefeito comanda, o secretário dirige, mas quem faz a saúde são os servidores, desde o médico mais qualificado ao cidadão que ajudou a pintar essa parede, porque cada um dentro da sua especialidade deu uma colaboração”, finalizou o secretário.
A diretora do PAM Salgadinho, Marluce Moura, explicou que o bloco permite que as crianças fiquem mais seguras, já que por ser uma unidade com múltiplas especialidades, o PAM atende a pacientes com várias patologias.
“Aqui elas terão esse espaço, dando mais conforto inclusive para as mães. Esta é a primeira unidade em Maceió que é referência para o atendimento exclusivo e com especialidade em Pediatria. Além disso, é um espaço lúdico, tem um área aberta e também é climatizado”.
Homenageada pelos servidores e gestores, a diretora da unidade falou sobre os benefícios para a população de todo o estado. “É visível essa conquista e a importância desse espaço. E a gente vai começar, no final do mandato do prefeito, algo inusitado e eu só tenho a agradecer. É o sonho de qualquer município”, disse emocionada. “E eu tenho um amor imenso ao SUS e um amor imenso a vocês. E tudo que eu faço é dessa forma e isso que foi fundamental durante toda a minha vida toda e eu só tenho a agradecer”, completou.
O projeto de adequação para manutenção do bloco que estava desativado no PAM foi da arquiteta da SMS, Liliana Ferro. A engenheira Ana Karla Calheiros foi a responsável pela fiscalização da manutenção predial, realizada pela empresa Vegas Construções, enquanto a coordenadora de Engenharia da SMS, Carolina Barreto, foi a fiscal do contrato.
Na ocasião ainda foram entregues o refeitório, auditório e sala de reuniões do PAM Salgadinho, que beneficiará os servidores de todos os blocos. Também foi entregue o novo tomógrafo da unidade, que fica no Bloco L. O equipamento auxiliará na realização de diversos exames de imagem, incluindo os de diagnóstico para Covid-19.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo